Universidade

Atleta do futuro: projeto qualifica a formação acadêmica e aproxima crianças e adolescentes do ambiente universitário

12/04/2023

16:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Há quase três décadas, o projeto de extensão Atleta do Futuro vem incluindo milhares de crianças e adolescentes no universo dos esportes. O projeto possibilita que estudantes de Educação Física enriqueçam a sua formação, além de ofertar aulas de futsal, basquetebol, voleibol, natação e ginástica olímpica a crianças e adolescentes da comunidade com idades entre 6 e 15 anos. As atividades ocorrem na estrutura do Instituto da Saúde, no Campus I, e vão além de ensinar os elementos técnicos de cada esporte.

João Victor Leite, de 13 anos, é um dos alunos da turma de futsal. Nas aulas do Atleta do Futuro, ele cita alguns exemplos do que vem aprendendo e praticando: “respeito, passes e chutes”, conta. Professor da turma de João Victor, o estudante de Educação Física Carlos Henrique Paixão Doneli destaca que melhorar a performance é importante, mas dar atenção a cada participante, considerando as suas características individuais, vem em primeiro lugar. João Victor é incentivado a participar do Atleta do Futuro pela sua mãe, Josiane Leite Beltrame, que, em sua adolescência, também foi aluna do projeto. “Em 2002 e 2003, participei de aulas e competições de natação. Aprendi a ter perseverança, nunca desistir, ter disciplina e compromisso”, relembra.

Colega de João Victor, Vinícius Gabriel Correa Farias, de 12 anos, também gosta muito das aulas. “O professor ensina bem, e ajuda quando preciso. No futuro, quero ser jogador de futebol”, diz o estudante. Por meio do Creati, a mãe do Vini, Juliana Antunes Correa Farias, também realiza atividades físicas na UPF. Ela conta que o projeto está ajudando o filho a ter mais confiança e a saber trabalhar em grupo.

A maioria das turmas do projeto está com todas as vagas preenchidas atualmente. Para saber mais informações e verificar a disponibilidade para novos alunos, entre em contato pelo telefone 54 3316 8380.