Ensino

Prazo de inscrição para os Programas de Residência em Saúde da UPF está chegando ao fim

14/11/2022

08:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Os Programas de Residência em Saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, 16 de novembro. As vagas são para profissionais graduados nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Os residentes receberão uma bolsa auxílio do Ministério da Saúde no valor de R$ 4.106,09. As inscrições devem ser feitas AQUI.

A UPF oferece seis cursos: Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso; Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer (HC); Residência Multiprofissional em Cardiologia; Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer (HSVP); Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; e Residência Integrada em Medicina Veterinária.

As residências são ofertadas pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), em convênio com a Associação Hospitalar São Vicente de Paulo (HSVP), o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Veterinário da UPF e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo (Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos). 

As formações têm caráter de curso de especialização lato sensu e são oferecidas na modalidade de residência presencial, visando qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço. O processo seletivo é constituído por prova escrita teórico-objetiva, análise do memorial descritivo e avaliação de currículo. Os cursos têm duração de dois anos, com exceção do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, cujo prazo de duração é de três anos.

Como se inscrever?

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pelo site www.upf.br/residencia até o dia 16 de novembro. No processo, o candidato deverá escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do seu interesse.

A seleção é constituída de duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, é a prova escrita composta de 40 questões, a ser realizada em 3 de dezembro; a segunda contempla a arguição oral do memorial descritivo e a análise do currículo e ocorre nos dias 13 e 14 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas no edital dos Programas de Residência da UPF.