Notícias UPF

UPF dá as boas-vindas aos novos alunos estrangeiros

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Camila Guedes

Vindos do México, acadêmicos dos cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem passarão o próximo semestre estudando na Universidade

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, na tarde desta quinta-feira, dia 25 de julho, quatro novos estudantes estrangeiros. Vindos do México, os acadêmicos dos cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem irão vivenciar o dia-a-dia da Universidade ao longo do próximo semestre. A atividade que deu as boas-vindas aos intercambistas ocorreu no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), onde eles puderam conhecer alguns dos serviços oferecidos pela Instituição e atividades que desenvolverão durante os próximos seis meses. 

Presente na atividade, o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, deu as boas-vindas aos estudantes em nome da Universidade e destacou a importância da presença deles para a comunidade acadêmica. “É uma satisfação para a UPF recebê-los. Não sei se vocês têm ideia do que significa para nós receber vocês aqui. Mas vocês somam uma experiência muito importante para a Universidade. A convivência de vocês com os nossos estudantes, conosco, esse intercâmbio que, mais do que acadêmico, é cultural é extremamente significativo. Então, sejam bem-vindos. Desejamos que a experiência de vocês seja exitosa, tanto do ponto de vista cultural quanto acadêmico”, disse. 

Além dos quatro mexicanos, outros dois estudantes são esperados para a próxima semana, um da Bolívia e outro do México, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Medicina. Para a coordenadora da Assessoria Internacional (AI), professora Dra. Luciane Sturm, a presença de estudantes internacionais é fundamental para a Instituição principalmente pela oportunidade que os acadêmicos têm de ter contato com um outro idioma e outra cultura. “Nós temos um trabalho bem organizado para que haja essa troca, para que além dos conteúdos dos cursos de cada um, eles também possam aprender sobre a cultura aqui do sul do Brasil e possam viver essa experiência da melhor forma possível”, completou. 

Durante a tarde, os intercambistas puderam conhecer alguns dos setores da Universidade, como, por exemplo, o Setor de Apoio ao Estudante (Saes) e souberam como se dará a dinâmica das aulas de Português que terão ao longo do semestre, além de receberem algumas instruções sobre a vida acadêmica. Os novos estudantes também puderam compartilhar suas expectativas em relação ao intercâmbio. “Quero aprender muito, quero conhecer todo o estado e depois levar ao México tudo que aprendi aqui”, contou Erick Israel González Campos, acadêmico de Medicina da Universidade de Aguascalientes.