Notícias UPF

Intercâmbio virtual: experiência internacional em casa

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Unsplash e arquivo pessoal

Acadêmica do curso de Direito da UPF, Giordana Bertuol conta como o intercâmbio virtual possibilitou conciliar a rotina de estudos na Instituição com uma experiência em uma universidade estrangeira

A pandemia e o distanciamento social fizeram com que muita gente precisasse mudar sua rotina. No caso da estudante do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) Giordana Bertuol, as aulas on-line e o teletrabalho do sistema judiciário se transformaram em uma oportunidade de se dedicar mais aos estudos.

Com isso, surgiu também a possibilidade de viver uma experiência com a qual a acadêmica sempre sonhou: o intercâmbio. Tudo isso sem sair de casa. “A ideia do intercâmbio sempre me atraiu, contudo, nunca tive disponibilidade de viver essa experiência presencialmente. Quando recebi o e-mail da oportunidade do intercâmbio virtual, vi que era o momento de aproveitar! Uni duas coisas que eu gosto muito: o Direito e o espanhol”, lembra. 

Desde o início de agosto, Giordana participa de aulas na Universidad Nacional de Córdoba. “As aulas são de forma online e os professores possuem uma extrema bagagem de conhecimento. A interação se deu desde o primeiro contato com o pessoal da UNC, tanto pelos professores, quanto com os alunos, ambos possuem muitas curiosidades a respeito da cultura brasileira e estão sempre dispostos a ajudar”, conta sobre como tem sido a experiência.

Na opinião da acadêmica, a principal vantagem do intercâmbio virtual é a de poder conciliar suas aulas na graduação, com as disciplinas que cursa na universidade estrangeira. “Assim, eu consegui concretizar o desejo de realizar o intercâmbio, sem me abdicar de um semestre de faculdade aqui no Brasil”, ressalta. 

Para a estudante, que está no 8º semestre do curso, o contato com experiências internacionais influencia muito na vida profissional, mas principalmente, é uma experiência pessoal muito boa. “Conhecer novas culturas, exercitar um novo idioma e aprender aquilo que você já estuda, só que de um outro ponto de vista cultural, é sem dúvidas, muito bom”, completa. 

Conheça todas as oportunidades

Conheça os programas e oportunidades de intercâmbios oferecidas pela UPF, acessando o site www.upf.br/intercambios.