Notícias UPF

Inscrições abertas para o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), no Canadá

  • Por: Assessoria de Imprensa

Estão abertas as inscrições para o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), criado pelo governo do Canadá, para apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que busca fortalecer os vínculos entre instituições pós-secundárias no Canadá, América Latina e Caribe.

A Universidade de Passo Fundo (UPF), a partir do convênio com a Lakehead University International, está recebendo as candidaturas dos estudantes UPF, de todas as áreas e cursos. A partir da seleção interna, a UPF poderá indicar dois estudantes, sendo um da graduação e outro do pós-graduação.

A candidatura dos estudantes pode ser encaminhada somente por sua instituição de origem, contudo, é possível conferir os detalhes sobre o Programa no site.

A Assessoria Internacional da UPF orienta que o estudante interessado em participar da seleção deve estar regularmente matriculado neste semestre 2020-1, observando as seguintes exigências, para submeter sua candidatura:

  1. Ter passaporte válido até julho de 2021.
  2. Ter realizado 50% dos créditos do curso de graduação ou ter realizado o primeiro ano do mestrado ou doutorado, com aprovação em todas as disciplinas obrigatórias.
  3. Estar matriculado, no mínimo, em 16 créditos, em 2020-1, para estudantes da graduação.
  4. Ter excelência acadêmica, média geral igual ou superior a 8,0 (oito), nas disciplinas cursadas até 2019, para estudantes da graduação.
  5. Ter proficiência em língua inglesa comprovada por meio de certificados internacionais, exame de proficiência da UPF (EPFI ou UPF Idiomas), exame de proficiência de outra universidade, certificados de cursos livres, de nível B1 ou intermediário, com 300 horas de curso, no mínimo. Pois, no caso da UPF, somente serão aceitas candidaturas em inglês.
  6. Preferencialmente, não ter usufruído de alguma bolsa desta natureza, intermediada pela UPF entre 2018/2020 (Santander, Fulbright, Mitacs Globalink).
  7. Não ter usufruído de alguma bolsa do Governo do Canadá, em anos anteriores.

Para submeter a candidatura, o estudante deve preencher os formulários de inscrição, anexando todos os documentos solicitados (anexos abaixo), protocolando-os na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), até às 21h do dia 12 de março de 2020.

Formulário de inscrição UPF
Application Form for Graduate
Application Form for Undergraduate
Attached Privacy Notice Statement

Processos que não contenham os documentos solicitados serão desabilitados automaticamente, sendo que a divulgação dos nomes dos selecionados será feita no dia 13 de março, de 2020.

A Assessoria Internacional ressalta, ainda, que realiza apenas a indicação dos estudantes, porém, caberá à Lakehead University International realizar a seleção final dos candidatos. Em 2019, a UPF indicou a acadêmica Sandra Pozzer (PPGEng) que foi selecionada para o Campus da Lakehead University, na cidade de Thunder Bay. 

Outras Informações podem ser obtidas na Assessoria Internacional UPF, localizada no Centro de Convivência UPF, no Campus I, ou pelo telefone 54 3316-8117.