Notícias UPF

Inscreva-se para o Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Arquivo

Estudantes podem passar uma temporada de estudos em instituições de diversos países

Estudar em uma instituição de ensino que oferece a realização de intercâmbio acadêmico possibilita aos estudantes expandirem a sua visão de mundo. Atenta a isso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) abre, nesta quarta-feira (9), o período de inscrições para o seu Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac).

Requisitos

Podem inscrever-se todos os estudantes de graduação da UPF (CSTs, bacharelados e licenciaturas) que tenham interesse na realização de um semestre de estudos em instituições de ensino superior no âmbito do Programa. Para isso, o acadêmico fará a sua inscrição para candidatar-se a uma vaga de intercâmbio, indicando a primeira e a segunda opção de país de destino, com as respectivas instituições. Neste link, é possível visualizar a listagem das universidades e as opções de cursos.
 
Além disso, o candidato deve, obrigatoriamente, estar matriculado em curso de nível graduação da UPF; estar aprovado, no momento da inscrição, em no mínimo 50% e no máximo 90% dos créditos do curso; ter excelência acadêmica, com média geral igual ou superior a 7,0; e comprovar conhecimento da língua estrangeira do(s) país(es) de destino.
 
Os acadêmicos com aprovação em exames de proficiência em língua estrangeira reconhecidos internacionalmente, ou certificado emitido pela UPF ou por instituições regulares de ensino de línguas, cuja classificação mínima obtida seja B1 (pré-intermediário), poderão anexar a cópia do documento comprobatório à sua candidatura.
 
No total, são oferecidas 30 vagas, distribuídas em países como Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, México, Polônia, Portugal e Uruguai.

Inscrição e seleção

O acadêmico precisa preencher o formulário de inscrição, enviando todos os documentos para o e-mail aai@upf.br até 20 de setembro. Os documentos devem ser salvos em um arquivo único, em pdf. A documentação solicitada pode ser conferida AQUI.
 
A seleção interna dos acadêmicos é feita pela Assessoria Internacional UPF, tendo como critérios a análise da documentação apresentada e a realização de entrevista via Google Meet, conforme cronograma do edital do Piac.
 
A divulgação dos estudantes pré-selecionados ocorre no dia 25 de setembro e a previsão do início das atividades no exterior é para janeiro e fevereiro de 2021.
 
Mais detalhes podem ser conferidos no edital do Piac.