Geral

Vamos juntos para o território? Exposição retrata a atuação da UPF no bairro Zachia

07/12/2021

13:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti e Divulgação

A mostra está exposta no Espaço Sense, localizado junto ao Centro de Convivência da UPF

A mostra compartilha as experiências vividas pelos acadêmicos no bairro Zachia
por meio da atuação nos projetos de extensão

Vivências, experiências, integração e muito aprendizado. É participando de projetos de extensão que acadêmicos de diversos cursos da Universidade de Passo Fundo (UPF) se inserem na comunidade e ajudam a reafirmar o compromisso da Instituição com o desenvolvimento social. O trabalho desenvolvido pelos estudantes no bairro José Alexandre Zachia, ao longo de 2021, está retratado na exposição “Vamos juntos para o território? Conhecendo a atuação da UPF no Zachia”. A mostra está localizada no Espaço Sense, junto ao Centro de Convivência, no Campus I.

De acordo com os organizadores, a mostra final, estruturada através da exposição, foi uma estratégia que os cursos envolvidos adotaram para que os estudantes pudessem compartilhar as experiências vividas no bairro. “Pela Universidade ter uma história importante de parceria com os moradores do bairro Zachia, mais uma vez, buscamos somar esforços e construir estratégias que garantam ensino e desenvolvimento desta comunidade. Lá, temos muitos cursos envolvidos, que em parcerias com outras áreas e os equipamentos sociais do bairro, desenvolvem ações de promoção e prevenção da saúde e cidadania”, conta uma das coordenadoras da proposta de atuação e integração dos cursos no bairro Zachia, Marina Lazaretto.

Extensão como diferencial na formação

Larissa Calegari Segal é acadêmica do quarto nível do curso de Nutrição e integrante do projeto de extensão “Redes de cuidados territoriais”. Para ela, fazer parte do projeto de extensão, possibilitou expandir os horizontes e sair da zona de conforto ao entrar em contato com realidades diferentes.

“Cresci muito como pessoa e como futura profissional da saúde ao participar das atividades no Zachia, ainda mais em contexto multidisciplinar. A extensão é capaz de formar profissionais mais empáticos, visionários e preparados para o mercado de trabalho. Trabalhei com educação alimentar e nutricional em duas turmas de nono ano na escola municipal do bairro, foi uma experiência transformadora que recomendo muito”, destaca.

Exposição integra diversos cursos e projetos

Participam da exposição os cursos de Odontologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Pedagogia, Música, Química, Direito e Serviço Social. Os trabalhos são desenvolvidos por meio dos projetos de extensão “UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa”, “Saúde única se aprende na escola”, “Indivíduos e famílias em transformação: tecendo redes de cuidado”, “Promovendo saúde e qualidade de vida”, “A saúde começa pela boca”, “Redes de cuidado territoriais”, “Da Capo”, “Projur Mulher e Diversidade”, “Balcão do Trabalhador”, “Saberes e fazeres da docência: rodas de conversa em processo formativo” e “Recursos minerais e sustentabilidade”.

A mostra “Vamos juntos para o território? Conhecendo a atuação da UPF no Zachia” ficará exposta no Espaço Sense até o dia 13 de dezembro.