Ensino

Projetos de startups no setor criativo são tema de atividade do curso de Publicidade e Propaganda

18/04/2023

16:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes desenvolveram propostas de startups inovadoras no setor criativo para incubação no UPF Parque

Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, na segunda-feira, 17 de abril, a apresentação de três projetos de startups no setor criativo para incubação no UPF Parque Científico e Tecnológico. A atividade foi a última etapa dos estudantes na disciplina de Indústria Criativa, ministrada pelo professor Olmiro Cristiano Lara Schaeffer.

No novo currículo do curso de Publicidade e Propaganda, logo no terceiro nível, os acadêmicos desenvolvem um projeto de atuação inovadora no setor criativo. A disciplina inicia com uma série de estudos sobre indústria criativa e os estudantes entrevistam empreendedores dos setores da cultura e da comunicação. Após, eles conhecem o UPF Parque e são desafiados a identificar necessidades do mercado criativo. Uma vez diagnosticada uma oportunidade, os acadêmicos iniciam o projeto de uma startup inovadora, com base tecnológica. Nos últimos 30 dias, foram desenvolvidas três propostas: Ad Match, Agro Ads e Look Book.

Foram elaborados aspectos como nome e identidade visual; descrição dos serviços; caráter inovador; posicionamento de mercado; perfil de clientes e concorrentes; viabilidade financeira; e aspectos relacionados a responsabilidade social da proposta, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na aula de segunda-feira, os projetos foram apresentados na forma de pitch (uma apresentação sintética de uma proposta de startup, recurso muito utilizado no campo da inovação e empreendorismo). Os projetos foram avaliados pelo professor, pelos colegas e pelos próprios autores das propostas, qualificando-as a serem submetidas ao edital de seleção de pré-incubação do UPF Parque.

Segundo o professor Olmiro, a atividade teve como objetivos: estimular o empreendedorismo e a inovação no setor de atuação profissional do egresso de Publicidade e Propaganda; aproximar o estudante do ecossistema de inovação da UPF; desenvolver conhecimentos e apropriar-se de ferramentas do campo da inovação no setor criativo.

Saiba mais sobre cada projeto desenvolvido:

AdMatch
Conectando criatividade e transparência

O AdMatch é um aplicativo que conecta quem está em busca de oportunidades a empresas do setor criativo, através de um match similar aos aplicativos de relacionamento. Além do match, o aplicativo possui sistema de avaliações anônimas, média salarial, experiência, criando uma comunidade transparente. O propósito é garantir para o mercado publicitário relações de trabalho mais justas, oportunizando conexões assertivas e atuando como um agente mediador e fiscalizador das relações de trabalho, além de transformar a publicidade em um ambiente igualitário, transparente e saudável.

Estudantes: Amanda Thomé, Anna Julia Rosa, Camilly Ritter, João Vitor de Almeida, Nathaly Belo e Roberta Corrêa

LookBook
A moda em suas mãos

O Lookbook é um aplicativo que traz inovação e praticidade para os usuários no dia a dia, trazendo a possibilidade de gerar looks com as peças do guarda-roupa de forma rápida e cheia de estilo. Ele não apenas apresenta as últimas tendências de moda, como também é uma plataforma interativa que permite que os usuários criem e recebam looks com roupas, acessórios e sapatos próprios cadastrados, baseados no clima, ocasião e estilo, encontrem itens em lojas e brechós parceiros para compra, além de compartilhar seus looks para o público.

Para os lojistas, a plataforma promove parcerias para a venda de produtos, incluindo ainda selos de sustentabilidade e certificações que garantem que as marcas promovam ou não ações para a melhora do meio ambiente.

O app é comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030, com foco nos ODSs 12.4, 12.5, 12.6 e 12.8, que tratam, em resumo, da reutilização de peças, da informação adequada e do manejo responsável dos resíduos. Assim, o Lookbook é uma ferramenta muito útil e prática para o cotidiano do usuário, que contribui para a rotina, trazendo uma moda simples e responsável.

Acadêmicos: Carolina Andreis, Jonara Calderan, Gabriella Bequi, Manuela Solda, Maiara R. Marques e Pedro Fucks

AgroAds
Anúncio para o público rural de forma simples e eficaz

A AgroADS oferece uma solução completa e inovadora para o setor do agronegócio brasileiro. A plataforma é focada em oferecer aos produtores e empresas do setor um meio eficiente de criar e gerenciar campanhas publicitárias nos principais meios digitais do país – Google e Facebook.

Estudantes: Bianca Polli, Eduardo Cristani, Daniela Lima, Taís Barfknecht, Vinícios Lampert e Vítor Benedetti