Geral

Projeto de estudante da UPF é contemplado com U$10 mil para ensino de português a imigrantes

01/11/2023

16:24

Por: Assessoria de Imprensa

Iniciativa promovida pela UNESCO distribuiu premiações para 20 projetos selecionados na América Latina

Uma estudante da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi contemplada com um financiamento de US$ 10.000,00 em um projeto de ensino da Língua Portuguesa para imigrantes que vivem na região de Passo Fundo. Em uma ação da UNESCO com parceria da Nestlé, o programa Impulso Jovem selecionou, ao todo, 20 iniciativas de jovens líderes na América Latina. Agora, a estudante seguirá no desenvolvimento das ações junto ao curso de Letras da UPF.

Carleane Silveira é estudante do curso de Letras da UPF e desenvolveu o projeto com o apoio de professores da instituição e de outros acadêmicos da área. A proposta trabalha o ensino da Língua Portuguesa para imigrantes que vivem na cidade, permitindo a sua integração na sociedade regional. O projeto será desenvolvido dentro da Universidade com o oferecimento de cursos de formação linguística em português e na tradução de documentos, como certidões de nascimento e diplomas.

Atualmente, o projeto de ensino de português para imigrantes já é oferecido pela UPF, o qual cerca de 20 pessoas de 9 países da África e da América Latina participam das aulas. Agora, o grupo de ensino pretende expandir sua atuação, pois, além das aulas que continuarão sendo ofertadas, pretende criar, a médio prazo, um centro comunitário de ensino e aprendizado pelo qual os próprios imigrantes poderão trabalhar.

Projeto selecionado gera impacto social na comunidade

Ter o projeto selecionado foi um momento de grande felicidade para a Carleane e o grupo de ensino. “Quando nossas professoras apresentaram a proposta, fiquei muito motivada a participar, sabendo que como estudante, poderei fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, conta a estudante. “Participar deste projeto com o suporte da UPF e do curso de Letras será um divisor de águas na minha vida e profissão”, ela reforça. Segundo a jovem, o projeto aprimorará seu pensamento crítico e sua busca por soluções nas mudanças sociais.

O projeto deverá ser executado em 9 meses, e receberá o montante de U$10.000,00 dividido em parcelas, o qual será implementado com acompanhamento da UNESCO. A iniciativa faz parte das temáticas da Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável promovida pela ONU. “Estamos cientes da necessidade de envolver as temáticas da Agenda 2030 em nossos estudos e pesquisas, e queremos que esses conhecimentos cheguem às escolas, pois a linguagem é componente fundamental em processo de transformação da sociedade”, diz Carleane.

Na última etapa, prevista para acontecer em junho de 2024, as 20 pessoas selecionadas para participar do programa terão a oportunidade de ter um encontro presencial de 5 dias. Os organizadores cobrirão despesas de passagens, refeições, hospedagem e transporte interno no local. Durante o encontro, haverá treinamentos e visitas a empresas e empreendedores sociais.

Como participar das aulas

Atualmente, as aulas de português para imigrantes são ofertadas pelos estudantes e professores por meio da UPF Mundi – Escola de Idiomas. Interessados podem solicitar informações pelo telefone (54) 3316-8510, e também pelo Balcão do Migrante e Refugiado, no telefone (54) 99191-7779 ou e-mail balcaomigra@upf.br.