Ensino

Professor do Amanhã: UPF oferece 100 vagas gratuitas para cursos de licenciatura

01/03/2024

16:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Iniciativa do Governo do Estado Rio Grande do Sul prevê ainda uma bolsa auxílio de R$800,00 por mês, além de contratação por pelo menos dois anos após a conclusão do curso

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para o Programa Professor do Amanhã. A iniciativa Governo do Estado do Rio Grande do Sul oferece vagas gratuitas para cursos de licenciatura, além de bolsa auxílio de R$800,00 por mês para permanência do estudante e contratação por pelo menos dois anos após a conclusão do curso. Na UPF, estão sendo ofertadas 100 bolsas para os cursos de Ciências Biológicas (L), História (L), Letras - Português e Inglês (L), e Matemática (L). 

A seleção será feita por meio da média do Enem e poderão ser usadas notas obtidas desde 2010. Para concorrer à bolsa, o estudante deverá atender a alguns critérios como ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação; e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, obtendo média mínima de 400 pontos. 

Inscrições
Você encontra todos os requisitos e demais detalhes no edital do programa, disponível no mesmo site onde devem ser realizadas as inscrições: upf.br/professordoamanha. O prazo para se inscrever segue aberto até a próxima quinta-feira, 07 de março de 2024.

Conheça os cursos que contam com bolsas

Letras - Português e Inglês
O curso de Letras, único da região norte do Estado, tem forte inserção comunitária em projetos como as Jornadas Literárias de Passo Fundo e engajamento com o Projeto de internacionalização, dentre outras ações de formação. Na pesquisa, as áreas de Literatura e Linguística têm evoluído na relação entre investigação e ensino, refletindo sobre a formação de professores, de leitores e de educadores diferenciados. Os estudantes de Letras experenciam práticas de ensino desde o início do curso, atuando também em projetos de pesquisa e extensão, com bolsas, a exemplo do Programa de Institucional de Bolsas Iniciação à Docência.

Conheça o currículo acessando aqui

História
O curso de graduação em História da UPF permite que você compreenda o complexo mundo no qual vivemos hoje. Conhecer História, aprender a pensar historicamente e desenvolver as competências do ensinar preparam para atuar na sociedade atual, como professor ou em outra área profissional. Nossos professores têm doutorado em diversos campos da História, são pesquisadores e publicam artigos e livros sobre variados temas.

Conheça o currículo aqui

Matemática
Você vai estudar em um curso que visa promover a formação de professores de Matemática para atuarem na segunda etapa do ensino fundamental e ensino médio. Na UPF, você terá uma consistente base teórico-científica e didático-pedagógica, além de poder desenvolver capacidades e competências matemáticas como a argumentação, a comunicação, o rigor da observação e a resolução de problemas, aspectos essenciais, que podem contribuir para você ser bem-sucedido, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional.

Conheça o currículo aqui

Ciências Biológicas
O curso prepara professores com excelente formação pedagógica e sólidos conhecimentos teórico-práticos sobre a diversidade dos seres vivos, sua organização e suas relações com o ambiente. Dispõe de diferentes laboratórios para a prática acadêmica, prevê a realização de viagens de estudo para diferentes ecossistemas e oportuniza atividades de extensão na comunidade escolar e não escolar. Além disso, o compartilhamento de disciplinas com outros cursos de licenciatura, e o desenvolvimento de atividades entre estudantes e profissionais de diferentes formações, proporciona uma formação interprofissional enriquecedora e moderna.

Conheça o currículo aqui