Geral

“O que a filosofia tem a dizer sobre...” aborda luto e melancolia nesta quinta-feira (4/11)

03/11/2021

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

O curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, nesta quinta-feira, 4 de novembro, mais uma edição do projeto “O que a filosofia tem a dizer sobre...”. O tema será luto e melancolia. Neste semestre, o projeto trata de temas ligados à pandemia da covid-19. O evento será de forma remota, com transmissão pelo Youtube, às 19h30min. Os interessados em acompanhar a discussão encontrarão mais informações nas páginas do curso no Facebook (FilosofiaUpf) e no Instagram (filosofiaupf).

Frente ao contexto atual de pandemia e crise, em um cenário repleto de perdas, como a reflexão sobre sentimentos tão humanos como o luto e a melancolia pode ajudar a entender o que sentimos e o momento que estamos passando? Temos como realizar o trabalho de luto de substituição do que foi perdido ou estamos passando por perdas tão radicais que são insubstituíveis, nos imobilizando em uma posição de melancolia? Há algum aspecto positivo que pode ser extraído dessas circunstâncias? Essas questões, entre outras, serão debatidas pelos professores da UPF, Dr. Francisco Santos Filho (Psicologia UPF, Projeto Associação Científica de Psicanálise e PPGEdu/UPF) e Dr. Francisco Fianco (Filosofia UPF e PPGL/UPF).

O último debate do ano ocorrerá em 2 de dezembro e tratará do futuro. O projeto “O que a filosofia tem a dizer sobre...” é mantido pelo curso de Filosofia da UPF desde 2012, com o objetivo de contribuir com a discussão de temas de interesse geral e, assim, mostrar a contribuição da reflexão filosófica para a compreensão de nosso mundo e de nós mesmos.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail filosofia@upf.br.