Cultura

Incentivo ao ensino na forma de cosplay

26/09/2022

10:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

O grupo de cosplayers MultiArte é criado por estudantes da UPF e convida comunidade de Passo Fundo e região para fazer parte e partilhar a paixão pela arte

Desde o início da graduação, os estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) são instigados a aprender de formas diferentes, indo além dos livros e das salas de aula. No curso de Letras, esse método aliou a paixão de muitos acadêmicos por animes, desenho animado produzido no Japão, com a possibilidade de ensinar mais sobre cultura japonesa, tornando a conversa entre docentes e discentes mais atrativa e fácil. Nasce assim o grupo de cosplayers MultiArte, o qual teve seu primeiro encontro oficial neste sábado, 24 de setembro. 

Criado como uma forma de atrair a comunidade para o curso durante o Interação Day de 2021, a equipe que até então não tinha nome, já participou de diversos eventos, encontrando outros cosplayers e convidando a população para saber mais sobre a arte que representa personagens fictícios por meio de roupas e interpretações. Coordenadora do MultiArte e acadêmica do VI nível da licenciatura em Letras - Português e Inglês, Eduarda Geremia aponta que o cosplay vai além de vestir uma roupa. “É vestir o personagem. Hoje é a nossa primeira reunião com esse nome e ficamos felizes de ver tanta gente nova. Temos a intenção de acolher novos membros e compartilhar com eles o que já sabemos”, conta. 

Como futura professora, Eduarda enxerga a atividade como uma forma de lazer, mas, também, de aprendizado. “Aprendemos melhor quando nos identificamos, é uma questão de identidade. Hoje sabemos que, principalmente Naruto, Dragon Ball, voltaram à moda, e isso é muito bom já que é algo que as duas gerações puderam acompanhar. Isso gera um índice de aproveitamento muito melhor. 

Os encontros do grupo serão realizados quinzenalmente, com dias e horários flexíveis, visando incentivar a participação de todos os interessados, no Campus I da UPF. O interessado em fazer parte deve estar cursando graduação ou ensino médio e ter, no mínimo, 16 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas no perfil no Instagram da MultiArte.

Interação Day 2022 


Neste ano, a equipe participará novamente do evento que convida estudantes do ensino médio de toda a região para conhecer a Universidade de Passo Fundo. O Interação Day será realizado nos dias 19 e 20 de outubro. As inscrições podem ser feitas individualmente pelo site