Ensino

Experiências de ensino compartilhadas

18/07/2023

13:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Programa Residência Pedagógica permite que estudantes estejam inseridos em sala de aula e compartilhem conhecimento com professores de escolas públicas

Ter experiências em sala de aula, potencializar a formação e ainda contribuir para qualificar a educação básica. Essas são algumas das oportunidades que a Monica Roberta Vargas Hermes e a Carleane Maraschin Silveira tiveram por meio do Programa Residência Pedagógica, programa desenvolvido pela CAPES que insere os futuros professores em escolas públicas. Acadêmicas do curso de Letras da UPF, elas atuaram, no último semestre, na Escola Estadual de Ensino Médio Gal. Prestes Guimarães, onde puderam dar seus primeiros passos enquanto futuras professoras. 

Entre as ações desenvolvidas pelas acadêmicas está a observação das aulas e a realização de pequenas intervenções. As atividades ocorrem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, ministradas pela professora Zandaray Aparecida Vila Real Portela. “A gente observa as aulas, mas uma vez por semana faz alguma intervenção, que podem ser, por exemplo, ajudar o aluno que tem mais dificuldade, falar com a turma toda. A gente nota quais são os principais pontos que eles têm dificuldade e vê como pode ajudar”, explica Mônica. 

Para as acadêmicas, o Residência Pedagógica proporciona uma experiência positiva e surpreendente. “Estar no programa é bem importante, porque a gente tem um olhar diferente, não é ainda o olhar do professor para os alunos, mas um olhar de uma pessoa que está em formação, que está nesse caminho”, comenta Carleane. Na opinião de Mônica, estar em uma escola pública é uma forma de acompanhar de perto a realidade da educação. “A gente acaba conhecendo as histórias, entendendo as realidades, ficando mais próximas e entendendo muito melhor, vê que cada um tem uma dificuldade específica e vai tentando lidar com isso”, complementa. 

Assim como elas, outros estudantes dos cursos de licenciatura da UPF têm a oportunidade de se inserir em escolas públicas ainda durante sua formação também contribuindo para qualificar a educação básica. Com 30 anos de sala da aula, a professora Zandaray não apenas compartilha sua experiência com as acadêmicas, como também aprende. “É uma experiência maravilhosa, as meninas são de uma dedicação inigualável, além de toda a bagagem que elas estão acrescentando para os alunos, de contribuição, eu também tenho tido uma experiência muito boa com elas, tenho aprendido em relação principalmente com as tecnologias, acho que a contribuição delas é ótima”, garante.