Geral

Evento lúdico do curso de Letras da UPF transforma obras de Allan Poe em atividades pedagógicas

31/10/2023

14:28

Por: Assessoria de Imprensa

As atividades marcaram o encerramento anual do projeto “Mosaico Literário”

O curso de Letras da Universidade de Passo Fundo realizou na segunda-feira, 30 de outubro, o seminário de fechamento do projeto “Mosaico Literário”. O evento batizado de “A Potluck and Games with Poe” foi promovido pelas turmas de Língua e Literatura Inglesa, e contou com a apresentação de diversas atividades lúdicas criadas com base nas obras de Edgar Allan Poe e na temática de halloween.

As atividades começaram a ser desenvolvidas ainda no primeiro semestre, e foram implementadas pelas professoras Me. Cleonice Pletsch, Me. Daniela de David Araújo, Me. Jancileidi Hübner e Dra. Luciane Sturm. Com base em obras como A Máscara da Morte Escarlate, Os Assassinatos da Rua Morgue e A Carta Roubada, os estudantes desenvolveram atividades como jogos de cartas, de memória e um Escape room, que servem para ser aplicadas em sala de aula no ensino da língua inglesa.

Conforme explicou a professora Luciane Sturm, o planejamento didático-pedagógico focou em atividades para serem desenvolvidas em todos os níveis de ensino. “São atividades que você pode levar para a sala de aula. Temos uma aluna que criou um jogo de Uno bilíngue todo de Allan Poe. Eu que não sei jogar Uno fiquei impressionada”, contou.

Uma das atividades desenvolvidas foi um scaperoom, um labirinto de terror onde os visitantes deveriam desvendar mistérios para “escapar” da sala. A estudante Isadora Salvalaggio Bortolon conta que a atividade pedagógica foi baseada na obra A Máscara da Morte Escarlate, de Allan Poe. “A trilha foi feita com base no conto e na temática do halloween. São cinco quartos com quebra-cabeças e tarefas para serem desenvolvidas, e tem a morte, que sempre vai tentar impedir de sair do quarto”, ela comenta. Os visitantes tinham 10 minutos para solucionar os desafios e conseguir sair do labirinto.

Letras é um dos cursos com inscrições abertas no Vestibular

A Universidade de Passo Fundo abriu ontem, 30 de outubro, as inscrições para o Vestibular de Verão 2024. A graduação em Letras é um dos 59 cursos ofertados pela instituição, e as inscrições estarão abertas até 28 de novembro. Saiba mais informações aqui.