Ensino

Estudantes de Letras promovem lançamento de e-book e exposição de pôsteres

19/06/2023

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), que cursaram a disciplina de Sociolinguística em 2022/1 e 2023/1, realizaram o lançamento de um e-book e de uma exposição de pôsteres. Os trabalhos, resultantes de atividades da disciplina, foram apresentados na noite de 15 de junho, no hall do prédio B4, Campus I da UPF.

O e-book, intitulado Ensaios Linguísticos, foi publicado na última edição da Revista Eletrônica do curso de Letras, a Letrilhando, no mês de junho de 2023. A exposição encontra-se disponível para visitação no hall do B4 e, a partir da próxima semana, segue um calendário de visitas itinerantes, passando por escolas de ensino médio e até pelos municípios em que residem os estudantes.

A professora Patrícia Valério, que ministrou a disciplina de Sociolinguística nas duas últimas edições, explicou que, tanto em 2022, quanto em 2023, os estudantes foram instigados a observar a língua em uso, preferencialmente em sua comunidade de fala, e selecionar dados para, na sequência, produzir um ensaio, fundamentado teoricamente a partir da observação realizada. A docente explicou que o primeiro produto, o e-book, reúne 14 ensaios produzidos pelos acadêmicos do terceiro semestre. O segundo produto é uma exposição de 14 pôsteres que também foram produzidos por estudantes da disciplina de Sociolinguística, porém neste ano de 2023.

Conforme Patrícia, os dois trabalhos evidenciam uma experiência de curricularização da extensão, na medida em que revelam uma atividade de investigação, de cunho linguístico, em comunidades do município e região, com vistas a conhecer e mapear as variantes linguísticas utilizadas, visando à promoção da valorização da fala das comunidades e à conscientização sobre o preconceito linguístico.

Na noite de lançamento dos trabalhos, a estudante Patrícia Braciak, responsável pela organização do e-book junto com a professora, destacou a oportunidade de aprendizagem que a experiência trouxe e, ainda, os desdobramentos dessa experiência, que foi socializada na IX Semana do Conhecimento da UPF, em 2022. Já os acadêmicos Samuel Machado Martins e Rudimar de Oliveira Júnior, representando os colegas que produziram os pôsteres, explicaram a metodologia da pesquisa realizada e registraram a importância dessa atividade para a sua formação.

O coordenador do curso de Letras, professor Miguel Rettenmaier, que esteve presente no lançamento dos trabalhos, parabenizou os estudantes e a professora pela atividade e registrou que ações como essas valorizam a experiência dos acadêmicos no curso.