Ensino

EducadoreZ: encontro aproxima estudantes de magistério dos cursos de licenciatura da UPF

10/08/2023

17:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e João Lucas da Silva

Estudantes tiveram um dia de imersão na Universidade para debater sobre a profissão de professor e vivenciar algumas atividades práticas dos cursos de licenciatura

A valorização da educação e da formação docente é uma das bandeiras defendidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) que, em mais de cinco décadas, já formou mais de 35 mil professores. Para debater sobre os desafios e as possibilidades de atuação na área, estudantes de magistério de Passo Fundo e região participaram, nesta quinta-feira, 10 de agosto, do Encontro EducadoreZ. A iniciativa faz parte do movimento Educar é Nossa Ação, uma campanha da UPF que busca defender e incentivar a formação de novos professores como uma maneira de promover o desenvolvimento econômico e social do país.

Ao dar as boas-vindas aos estudantes magisterianos, o pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, pontuou que a profissão de professor é reconhecida como uma das mais importantes pela Instituição, pois é responsável por formar cidadãos nas mais diversas áreas do conhecimento e dá origem a todas as outras profissões. “Ficamos felizes por ter vocês aqui hoje. Eu sou da área da licenciatura e aqui está uma nova geração que traz luz para o futuro da profissão e para o futuro da educação brasileira. Gostamos de ver pessoas seguindo o caminho que a gente segue. Aqui na UPF investimos muito na formação de professores, somos uma das instituições que mais tem cursos de licenciatura ativos e presenciais, com incentivo institucional para garantir a formação”, destacou. 

O diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), Luiz Marcelo Darroz, disse que o encontro foi pensado para dialogar sobre a profissão de educador com jovens da geração Z, que nasceram entre os anos de 1997 a 2010, que desde cedo pensam em ser professor. “Precisamos de novos professores e educadores que fazem parte da nova geração e por isso nosso evento se chama EducadoreZ, que é uma geração que está vindo e a gente espera muito. Organizamos esse dia para tentar mostrar um pouco do que fazemos cotidianamente e como pensamos a formação de professores, nessa direção de buscar um mundo melhor”, pontuou o diretor.

Compartilhando a paixão por ser professor

A UPF conta com 13 cursos de licenciaturas nas áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Pedagogia, Geografia, História, Letras, Matemática, Música e Química. Alguns professores que são formados pela Universidade e hoje atuam como docentes foram convidados para participar do encontro e compartilhar a paixão pela profissão durante um bate-papo. 

Uma das convidadas, a egressa de Filosofia Mariana Guisso, que hoje atua no Integrado UPF e em outra escola da rede privada, contou a experiência de receber um prêmio por um projeto que desenvolveu em sala de aula sobre propriedade intelectual. Ela conta que mesmo com um pouco de insegurança, inscreveu o projeto. Entre mais de 60 inscritos, ficou entre os 10 primeiros, tendo conquistado o 1º lugar na região Sul e segundo lugar a nível nacional como professora fomentando esse tema na sala de aula. “Estar na escola é viver oportunidades e foi aí que encontrei uma das minhas grandes paixões: a de criar projetos e lançar esse desafio para os estudantes, motivando eles a irem além. Essa foi uma das minhas maiores realizações. Se me perguntassem se eu escolheria ser professora de novo, eu digo: sempre. A gente pode ser muito realizado e criar muita coisa sendo professor”, afirmou.

Participaram como mediadores a professora Lissara Alves, influenciadora digital na área de Educação, empreendedora e co-fundadora do Karenina, Laboratório de Linguagens; João Ricardo Fagundes dos Santos, professor da rede municipal, da rede particular de Passo Fundo e coordenador pedagógico; Alisson Cristian Giacomelli, professor da educação básica e da UPF; Eduarda Cericato Ferrareze, professora da educação básica no Integrado UPF e rede particular;  e Marina Schott Grando, diretora da Escola de Educação Infantil Artes e Manhas.

Após o bate-papo, os estudantes de Passo Fundo, Fontoura Xavier, Tapera, Soledade e Chapada participaram de oficinas organizadas pelos cursos de licenciatura.