Ensino

Docente da UPF integra evento de Inglês como meio de instrução na Embaixada dos EUA

07/03/2024

09:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada em evento que discutiu o oferecimento de disciplinas em língua inglesa no contexto de graduação e pós. De 28 de fevereiro a 2 de março, a professora Cleo Pletsch, do curso de Letras, foi convidada para representar a Instituição no Internationalization in Higher Education Seminar: English as a Medium of Instruction (EMI), seminário organizado pelo Regional English Language Office (RELO) da Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil.  O encontro, com as despesas de viagem pagas pelo órgão americano, ocorreu no Centro Paula Souza, em São Paulo (SP), e reuniu profissionais de diferentes universidades brasileiras para tratar sobre o tema que é considerado fundamental para a ampliação do processo de internacionalização das IES.

Segundo a professora, instituições que oferecem disciplinas ou cursos em Inglês têm maior potencial para receber estudantes internacionais para intercâmbio acadêmico. Isso, conforme ela, também ocorre com o Espanhol, contudo, o Inglês permanece sendo a língua da internacionalização no Ensino Superior.

O evento oportunizou trocas de experiências e reflexões acerca de possibilidades e desafios presentes no cotidiano, sempre levando em consideração os diferentes contextos das IES. Participaram 50 professores de 28 IES diferentes, de 11 estados brasileiros, além de docentes de Letras, Medicina, Ciência da Computação, Bioquímica, Fisioterapia, Geociências, Direito, Administração e Engenharias, entre outras áreas, todos interessados em oferecer suas aulas em Inglês, e muitos com projetos em andamento. O convite à professora Cleo veio a partir de um curso sobre EMI, realizado em 2022, primeira etapa da formação oferecida pelo RELO.

Na UPF, por meio do Projeto de Extensão Linguagens e Práticas Sociais, há a perspectiva de oferecimento de ações que orientem a formação dos professores da Instituição, fortalecendo a parceria entre diferentes áreas por meio da língua inglesa.