Ensino

Da cultura pop ao tradicionalismo

28/11/2023

16:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Desfile final do curso de Design de Moda trouxe para a passarela referências de diversas gerações

Todos os anos, os formandos do curso de Design de Moda são desafiados a organizarem um desfile, contemplando todas as questões que envolvem a construção da imagem: organização da passarela, senso crítico e estético. Na noite da sexta-feira, 24, eles colocaram em prática todo o aprendizado.

Considerado o Desfile de Formatura, a atividade propõe, a cada ano, um tema específico e um geral. De acordo com professora da disciplina de Projeto de Coleção, Me. Cida Israel, neste ano, a ideia foi passar a arte e a cultura pela percepção da moda. “Quando falamos de moda, falamos do comportamento das pessoas e o comportamento das pessoas que modificam o cotidiano, que transformam e que contribui para essa grande gama de designers. Falamos também dos criadores que, na sua maioria, apresentam nas passarelas verdadeiras obras de arte”, observa.

Para ela, ao entrar mais a fundo no campo da cultura, é o comportamento das pessoas, os atos, que fazem com que as coisas aconteçam, modificando, muitas vezes, a maneira de olhar, a maneira de pensar, contribuir. “A moda faz parte, se a gente olhar pelo lado da história, faz parte do viés da história cultural. Ela carrega o espírito de cada tempo, mostra como os indivíduos são, como eles agiram, o que eles pensavam, como que eles se apresentavam nas suas narrativas, no seu cotidiano”, destacou a coordenadora.

Cida explica que, dentro do tema principal, cada estudante escolheu o seu sub-tema, apresentando algo que fosse aprazível e estivesse ligado ao seu interesse pessoal. Ao todo, 16 acadêmicos apresentaram cinco looks cada: quatro comerciais e um look de vanguarda, mais conceitual. “Isso envolve o trabalho de seis meses, desde a pesquisa, a pesquisa de comportamento, pesquisa de tendência, pesquisa do subtema, desenvolvimento de croquis, escolha de materiais, a confecção. Então, é muita gente envolvida. E eu sempre falo que é o maior evento de modo autoral do Norte gaúcho, porque são criações únicas. O olhar apurado de cada aluno, de cada designer. Então, com certeza, é um espetáculo”, finalizou.