Ensino

Curso de Música apresenta repertório erudito e popular em recital

21/11/2023

14:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: : Camila Guedes

Atividade foi realizada na noite dessa segunda-feira, 20 de novembro, no Teatro do Sesc

Do piano à gaita, do clássico de Domenico Scarlatti ao contemporâneo de Amy Winehouse. Foi a partir dessa mistura de possibilidades que o curso de Música da Universidade de Passo Fundo apresentou, na noite dessa segunda-feira, 20 de novembro, seu tradicional Recital de fim de ano. O repertório, que foi construído pelos professores e acadêmicos ao longo do semestre, contou com 15 canções, que foram apresentadas à comunidade no Teatro do Sesc. O Recital reuniu estudantes dos cursos de bacharelado em guitarra, acordeom, piano, percussão, canto e violão, além de acadêmicos da licenciatura, que apresentaram obras de diferentes períodos históricos.

Coordenador do curso, o professor Alexandre Saggiorato destacou a diversidade do repertório escolhido para a apresentação. “É um repertório que vai desde a música erudita até a música popular. Neste ano, temos composições de Tom Jobim, Heitor Villa-Lobos, para citar os brasileiros, mas também compositores internacionais do início do século XX, como Erik Satie”, pontuou. Apesar de ser algo comum no curso de Música, já que os estudantes participam de apresentações desde o início da graduação, o Recital de fim de ano é um momento ainda mais especial. “Muitos estudantes têm experiência de palco, mas quase sempre em situações mais informais, ou tocando um repertório mais simples. Então, aqui, o desafio é outro: um arranjo mais preparado, um repertório um pouco mais sofisticado que dá uma cara mais de avaliação também e exige mais responsabilidade”, completou.

Para a acadêmica do Bacharelado em Canto Paola Larréa, o Recital é uma oportunidade para que os estudantes possam colaborar uns com os outros. “A gente se prepara bastante para chegar aqui e mostrar nosso melhor, nós amamos palco e sempre é uma oportunidade de mostrar o que estamos aprendendo. O Recital tem um peso maior, especialmente pela presença do público. O que é muito legal, porque eu penso que artista sem público não brilha tanto. Então, acho que serve como incentivo, para nós darmos nosso melhor no palco e mostrarmos tudo que sabemos”, finalizou.