Universidade

Curso de Costura Criativa encerra as atividades do ano

14/12/2023

16:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Formação possibilitou novos aprendizados e oportunidades de autonomia e renda às participantes

O ano de 2023 foi marcado por novas experiências e oportunidades para as mais de 15 mulheres que participaram do curso de Costura Criativa, promovido por meio de uma parceria entre a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Rio Grande do Sul (Unisol RS), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Be8 S/A. Após vários encontros de formação e confecção dos produtos, o grupo encerrou as atividades do ano com a realização do terceiro módulo, somando muitos aprendizados.

Além do reaproveitamento de peças de vestuário que seriam descartadas, as participantes puderam conhecer mais sobre a reciclagem de tecidos, com o intuito de utilizar todo o material e evitar as sobras de resíduos têxteis. “Nos dois primeiros módulos fizemos o reaproveitamento de peças prontas. Agora, no último módulo, a ideia foi apresentar para as mulheres o processo de reciclagem correta dos resíduos têxteis, onde aplica-se o processo de desfibramento, transformando essa nova fibra em um novo tecido”, explica a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Me. Dulci Antunes, ao destacar que, no terceiro módulo, a turma contou com a presença da empresa Ciclo Reverso, de Porto Alegre, que realizou uma capacitação às alunas sobre a utilização de tecidos reciclados.

O curso busca desenvolver autonomia, trabalho e renda a mulheres que pertencem a grupos de economia solidária do município a partir da utilização de peças de vestuário que seriam descartadas, proporcionando uma experiência de transformação e customização, com o objetivo de valorizar os produtos para venda.

O representante da Unisol, Ademar Marques, destaca que o curso proporcionou uma oportunidade de conhecimento, interação e troca de experiências às participantes. “Realizamos esta parceria para qualificar e, às vezes, até capacitar algumas mulheres que nunca tiveram a oportunidade de participar de um curso de costura. Foi uma experiência muito positiva, de estar num ambiente agradável e com um maquinário qualificado, que trouxe uma perspectiva para estas mulheres dos nossos territórios, inclusive, na organização de alguns grupos que não existiam e que passam a existir. Então, temos a expectativa que no próximo ano nós possamos continuar com esta parceria”, afirma Ademar.