Ensino

Conexões Percussivas apresenta diferentes projetos e ritmos ao público

17/10/2023

14:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Maior evento da área de percussão no Rio Grande do Sul iniciou nesta segunda-feira, 16, promovendo formações e apresentações

Iniciou nesta segunda-feira, 16 de outubro, o Conexões Percussivas, evento promovido pelo curso de Música da UPF. Em sua quinta edição, o evento é considerado o maior da área de percussão no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo fomentar a arte percussiva e manter o Laboratório de Percussão da Instituição com o status brasileiro de excelência na área. A programação inclui oficinas voltadas para percussionistas e bateristas no período da tarde e atividades artísticas para o público em geral e palestras para acadêmicos da Licenciatura em Música à noite.

A primeira noite contou com apresentações de dois importantes projetos de música para crianças de Passo Fundo: O Grupo de Percussão Lar da Menina, da Fundação Beneficente Lucas Araújo, e o Grupo de Percussão do Colégio Bom Conselho. “Nós vamos começar a noite de uma maneira que eu sou suspeito, porque sou um grande incentivador de projetos sociais e de trabalhos que envolvam crianças e adolescentes. Então, para mim, é uma grande felicidade poder abrir o Conexões Percussivas com dois projetos tão importantes”, destacou o coordenador do evento, o professor Marcio Tolio. 

A noite seguiu com apresentações dos músicos e professores Marcelo Borba e Fernando Graciola, de Pelotas, e do grupo Tamborico, de Santa Maria. Marcelo destacou o prazer que é estar na presença de profissionais, familiares, musicistas e de projetos tão bacanas. “Eu acho que a arte deixa a nossa vida mais leve. Então, um dos objetivos da gente é que a música que a gente faz aqui deixe a nossa vida mais leve. Especialmente, estar na presença de amigos. Eu e o Fernando estamos aqui hoje, somos amigos desde a graduação de música e somos amigos de longa da data do Márcia. Então, eu acho que hoje é uma apresentação entre amigos. Muito obrigado pela presença de todos”, destacou.

Confira a programação dos próximos dias: 

17/10 (Terça-feira)
14h: Masterclass com professor Gilmar Goulart (UFSM)
19h30min: Apresentação Grupo de Percussão de Caseiros
19h50min: Apresentação “O silencioso mundo de flor”, da obra de Cecília Cavalieri França
20h50min: Apresentação Aquim Sacramento (Bahia)

18/10 (Quarta-feira)
14h: Masterclass com professor Aquim Sacramento (Bahia)
19h30min: Apresentação Orquestra Sinfônica da Escola Pública de Música Yamandu Costa
19h50min: Apresentação Grupo de Percussão UFSM
20h50min: Apresentação Grupo de Percussão UPF

19/10 (Quinta-feira)
14h: Masterclass de bateria com professor Zé Montenegro
19h30min: Apresentação Banda Liberdade
19h50min: Palestra “Como ser um músico e lidar com a vida”, com o professor Zé Montenegro
20h50min: Apresentação solistas percussão UPF

20/10 (Sexta-feira)
14h: Oficina “Ritmos Afro-baianos”, com professor Diego Neri (Bahia)
19h30min: Apresentação do quarteto Du’Groove
20h50min: Roda coletiva de tambores, com o professor Diego Neri (Bahia)