Extensão

“Célula - Sistema de Comunicação Solidária” aproxima escolas da sustentabilidade

17/12/2021

13:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto de extensão da UPF finaliza o ano com a realização de ações que envolvem a educação ambiental

Desenvolver campanhas de publicidade e propaganda e ações de comunicação estratégica para o alcance de objetivos sociais e públicos de organizações sem fins lucrativos de Passo Fundo e região é o que move o projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) “Célula - Sistema de Comunicação Solidária”. Com atuação no atendimento de ONGs, associações, projetos sociais e escolas, o Projeto encerra 2021 com um saldo positivo de trabalho, promovendo temas de interesse da comunidade com estudantes da educação básica do município.

Alunos participaram de várias atividades

Uma das atividades realizadas no ano foi com os alunos do Instituto Educacional (IE). De forma a atender uma das frentes do Célula, que é a da sustentabilidade ambiental – reciclagem, reuso e consumo consciente –, foi firmada uma parceria com o projeto de educação ambiental e sustentabilidade da escola, “Mão na Terra”, e com o Projeto TransformAção. Nela, crianças participaram de diversas práticas a respeito da separação correta de resíduos, sendo uma delas através da Campanha "Esquadrão Transformação", na qual foram desenvolvidas dinâmicas em que os estudantes realizaram desafios, quiz e acompanharam contação de histórias.

Além disso, os alunos do oitavo e nono anos tiveram a oportunidade de visitar a UPF e conhecer os espaços da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), UPFTV, Rádio UPF, Núcleos Experimentais de Publicidade e Propaganda (Nexpp) e Jornalismo (Nexjor) e Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar). De acordo com os organizadores, os momentos foram marcados de conhecimentos compartilhados, diversão e aprendizado sobre a área da comunicação.

Troca de experiências entre acadêmicos da UPF e alunos da escola
O projeto “Célula – Sistema de Comunicação Solidária” conta com a participação de acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UPF, que são responsáveis por desenvolver as ações, sob a supervisão de professores. Um desses estudantes é Lucas Apolinário, que comenta o crescimento do laço com o IE. “Começamos com uma simples troca de compartilhamentos de publicações nas redes sociais e hoje alcançamos uma relação sólida. Já visitamos o colégio três vezes, e em todas fomos muito bem recebidos. Conhecemos pessoas maravilhosas. Nossa parceria vem gerando muitos frutos e esperamos que continue nos enriquecendo”, comenta.

Crianças conheceram a FAC

Também integrante do projeto de extensão da UPF, a estudante Natália Kunz cita que após um longo período do Célula sem atividades presenciais devido a pandemia, voltar com as ações tem sido um grande aprendizado. “A experiência em trabalhar com o IE está agregando tanto em minha vida acadêmica, como pessoal. Poder estar em contato desde a educação infantil até o nono ano da escola é também poder transmitir tudo o que estamos construindo no projeto e ter a certeza de que eles vão continuar levando os aprendizados para frente”, disse.

Para ela, as visitas na escola contaram com muita troca de saberes e dinâmicas, e ter tido a possibilidade de finalizar o ano recebendo os alunos do colégio, que conheceram a UPF, e mostrar na prática tudo o que é produzido, foi uma boa maneira de encerrar o semestre. “Cada aluno com um brilho no olhar diferente nos fez engajar ainda mais. Trabalhar por propósitos de cunho social é o que torna o Projeto tão importante e especial. Acredito que todos saímos mudados após esses momentos”, completa Natália.

Na opinião da coordenadora do projeto “Mão na Terra”, professora Flávia Stefanello, o Célula proporcionou aos estudantes do IE momentos de descontração e aprendizado, despertando neles desejos que até então estavam adormecidos. “Todas as atividades trouxeram formas de trabalho que une sustentabilidade e educação ambiental, e isso foi inspirador. Acreditamos que a parceria foi mais do que acertada. Saber e entender o universo da publicidade, do design, das artes, do jornalismo e associar tudo isso com ações feitas por nós na escola ampliou a visão de mundo de cada aluno envolvido e mostrou um novo mundo cheio de possibilidades”, afirma.

Comunicação que educa
Contemplando também as áreas do direito das pessoas com deficiência, direitos humanos e acessibilidade, e responsabilidade social na publicidade regional, o projeto Célula quer transmitir a ideia de que a comunicação solidária educa. O coordenador, professor Me. Olmiro Lara Schaeffer, destaca as ações desenvolvidas no decorrer de 2021 pelo Projeto. “Tivemos 11 entidades e duas escolas envolvidas, além de três campanhas de interesse público”, conta, mencionando que a atividade feita no IE pode ser expandida para outras instituições de ensino em 2022.

Conheça o “Célula - Sistema de Comunicação Solidária” no Instagram.