Universidade

Campeonato de League of Legends marca o Dia do Gamer na UPF

01/09/2023

17:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Realizada pelo curso de Design Gráfico, a atividade reuniu dezenas de jogadores, de Passo Fundo e região

Os games fazem parte da vida universitária, seja como diversão, como interesse profissional, ou por ambos os motivos. Esse tema faz parte da formação dos estudantes de Design Gráfico da Universidade de Passo Fundo (UPF), e eles escolheram marcar o Dia do Gamer (29/08) de um jeito diferente neste ano: em vez de palestras ou conferências, os acadêmicos realizaram o 1º Campeonato de League of Legends do curso. A competição começou em 26 de agosto, quando sete equipes com cinco integrantes cada participaram das prévias classificatórias, realizadas on-line. A final foi disputada presencialmente na noite dessa quinta-feira, 31/08, no Laboratório Central de Informática (LCI), Campus I.

A provocação para que os futuros designers aproveitassem o Dia do Gamer para realizar uma atividade diferente partiu da professora Me. Fernanda Aparecida da Silva, que ministra disciplinas nessa área. “A ideia surgiu porque nós temos design de jogos dentro do nosso curso, e nós gostaríamos de fomentar essa prática dentro do curso, da Universidade, e também divulgar o Design Gráfico enquanto produção de jogos e criação de jogos”, conta a professora. Inicialmente, a intenção era realizar o campeonato entre os acadêmicos de Design Gráfico, mas o interesse da comunidade foi tão expressivo que a participação foi aberta a outros públicos.

Uma carreira em ascensão

Game designer, concept art… as possibilidades profissionais para o designer gráfico no universo dos games são muitas. “Em nosso novo currículo, nós incluímos uma disciplina específica, porque o mundo dos jogos é um dos mercados que mais crescem hoje, ele quase ultrapassa o do cinema, tanto na questão de empregos quanto de produções. Esse mercado abre oportunidades de trabalho para o designer. Ele tem a possibilidade de trabalhar em uma grande empresa, da sua casa, porque a maioria das empresas hoje contratam remotamente os designers. Então, ele pode trabalhar de onde estiver, e nós conseguimos dar esse suporte inicial”, destaca Fernanda. A professora lembra que o Design Gráfico da UPF é o único curso da região que oferece uma formação com essa característica.

Laços fortalecidos pelos games

Além de proporcionarem diversão e serem um possível caminho profissional, os games também podem estimular e fortalecer amizades. As duas equipes finalistas, “Inimigos da Vitória” e “Clodoaldo FC”, são exemplos disso: a primeira delas é formada por amigos do estudante de Design Gráfico Gustavo Kempka, de Estação, e a segunda é composta por um grupo de amigos de Passo Fundo, que ficou sabendo do campeonato e decidiu participar.

Esse poder de criação de vínculos foi destacado pelo coordenador do curso de Design Gráfico, Me. Daniel Confortin. “A gente resolveu trazer essa proposta de celebrar o Dia do Gamer justamente para tentar mobilizar os estudantes em torno de um evento do curso, em um processo de colaboração, de reconhecimento entre eles, que eu acho que é muito importante. Isso vai criando uma identidade de curso, dos alunos vestindo a camisa do curso e trabalhando junto com os professores”, considera.

A professora Fernanda conta que o Design Gráfico da UPF tem a intenção de promover um campeonato em nível municipal, com diferentes jogos. “Existe uma visão (sobre os games) só de entretenimento, mas ele também pode ser ter a função educativa, de criar laços de amizade. As equipes acabam criando laços de amizade, então nossa intenção é trazer essa visão positiva dos jogos, aqui no nosso município e na nossa região”, destaca.

Jogos tiveram transmissão on-line

O campeonato foi transmitido via Twitch TV, plataforma on-line que permite fazer transmissões ao vivo e interagir com o público. Na final, a transmissão ficou sob responsabilidade dos estudantes Justin Farias da Silva, Elisa Grandi e Eduardo Decol. Eles vêm acompanhando o crescimento desse universo, onde encontram várias possibilidades de trabalho e diversão. “É uma área que está crescendo bastante, está ganhando visibilidade, tem bastante times surgindo, até as Atléticas estão começando a fazer times. Com o campeonato, a gente mostra que jogando podemos nos divertir, e a gente também trabalha por trás disso, tem todas as artes, todo o cenário por fora, além do jogo”, comenta Justin.

Para Elisa, os jogos estimulam a criatividade. “Assim como nos games, dentro do Design Gráfico também a gente precisa utilizar a criatividade, e o jogo é algo que ajuda a ter novas ideias em relação aos trabalhos que a gente faz”, acredita.

O estudante Eduardo Decol conta que acontece de as pessoas jogarem por diversão, ficarem curiosas com o que está por trás e buscarem formações, como o Design Gráfico. Ele conta que o jogo League of Legends foi escolhido para esse primeiro campeonato por ser bastante conhecido. “Você fala LOL, o pessoal já sabe o que é, ainda mais quem é de áreas como computação e design. Ele é antigo, tem bastante gente que joga, ele é bem acessível, até por ser de graça, explica.

Final

A final foi composta por três partidas, e a equipe “Clodoaldo FC” foi a vencedora do 1° Campeonato de League of Legends do curso de Design Gráfico.