Extensão

Astronomia ao alcance de todos

25/07/2019

10:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Ações desenvolvidas em escolas levam conhecimento e despertam a curiosidade dos estudantes sobre astronomia. Temática é interdisciplinar e explora a ciência de forma prática e didática

Discutir conhecimentos científicos relacionados a Astronomia é papel da escola enquanto entidade difusora de conhecimentos. Essa é a consideração do acadêmico Jean Carlos Nicolodi, do curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), que integra o projeto Astronomia na Educação Básica. Despertar a curiosidade e auxiliar na busca pelo conhecimento sobre o universo tem sido a pauta de ações desenvolvidas pelo Grupo de Astronomia da UPF dentro deste projeto que vai até as escolas. O relato fez parte de um artigo apresentado na Semana do Conhecimento pelo acadêmico, apontando sua experiência com o projeto.

A Astronomia desde a mais remota antiguidade desperta o interesse e a curiosidade da humanidade e tem auxiliado a estabelecer teorias e conhecimentos sobre o universo. Os conhecimentos na área de Astronomia são instigantes e promovem questionamentos de diversas naturezas, proporcionando despertar o espírito científico. A partir dessa percepção, os integrantes do projeto de Astronomia na Educação Básica desenvolvem ações nas escolas de educação básica por meio de palestras e da observação do céu, tanto por meio de telescópios, como por simulações com uso de softwares específicos, como o Stellarium.

Conforme explica o acadêmico, nas atividades desenvolvidas são discutidos tópicos como a formação do Universo (Big Bang), o cosmos, as galáxias, os asteroides, o sistema solar, os planetas, a Terra, a Lua, as viagens espaciais, os movimentos de translação e rotação, os eclipses, as estações do ano, entre outros temas envolvendo o campo da Astronomia.

Projeto

O projeto de extensão “Astronomia na Educação Básica” é coordenado pela professora Dra. Cleci Werner da Rosa e faz parte das ações do Grupo de Pesquisa e Estudos em Astronomia da UPF, que, por sua vez, é coordenado pelo professor Me. Alisson Cristian Giacomelli, estando associado ao curso de Física Licenciatura e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente o projeto conta com professores extensionista e alunos bolsistas Paidex e voluntários, ambos vinculados ao curso e Física-L e/ou ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).

O objetivo do projeto é desenvolver na educação básica atividades de natureza teóricas e práticas relacionadas à Astronomia e a popularização e divulgação da ciência. A ação, segundo a professora, visa contribuir para a alfabetização científica dos estudantes da educação básica, além de estruturar, planificar e executar ações didático-metodológicas voltadas a qualificação do processo ensino e aprendizagem dos conteúdos relacionados à Astronomia. “Buscamos estimular o interesse dos estudantes pela ciência, promover a popularização da ciência junto aos ambientes formais e não-formais de ensino e oportunizar a difusão do conhecimento produzido no âmbito das pesquisas acadêmicas em meio a comunidade local”, cita ela.

Dentre as ações realizadas destacam-se: cursos com professores da rede pública estadual; atividades vinculadas ao Laboratório Itinerante de Astronomia da UPF envolvendo projeções estelares com simulações computacionais, observações astronômicas com uso de telescópios e atividades práticas para estudo dos movimentos da Terra e da Lua e os fenômenos associados; competição de foguetes movidos a água e ar pressurizado; oficinas para construção de aparelhos e dispositivos para observações e estudos em Astronomia; e palestras para professores e alunos sobre temas envolvendo Cosmologia (origem e evolução do universo), constituição e evolução das estrelas, buracos negros, galáxias, possibilidade de vida extraterrestre, sistema solar, satélites naturais e artificiais, meteoros, asteroides e cometas, além de cursos de atualização referente ao campo da educação em Astronomia.

As atividades despertam o interesse dos estudantes. “O destaque tem ficado por conta das visitas de estudo realizado pelas escolas de educação básica ao Laboratório de Física da UPF e pela equipe que integra o projeto a essas escolas. Além disso, a competição de Foguetes, as observações astronômicas e os produtos educacionais associados as dissertações de mestrado no PPGECM tem assumido relevância nas ações do projeto”, pontua Cleci.

Integração com a comunidade

As atividades que envolvem o projeto são sempre voltadas à comunidade. As observações astronômicas, por exemplo, são realizadas na UPF ou nas escolas e ocorrem sempre que astros estão visíveis e despertam interesse. Outro exemplo é a Competição de Foguetes, realizada anualmente desde 2014, que conta com etapas realizadas nas escolas e a final na UPF, envolvendo oficinas de preparação dos foguetes e discussões de temas a serem explorados pelos professores em aula dos diferentes componentes curriculares.

A importância desse projeto, para a professora, está na integração dele com a comunidade e a possibilidade de abordar temas instigantes e de interesse da população, especialmente dos jovens. Por outro lado, conforme Cleci, a Astronomia pode ser explorada no contexto educacional como tema interdisciplinar, uma vez que possibilita discutir conhecimentos em diversas áreas. “Dentre as áreas destacam-se para além da Física, a Biologia (conceito de vida e a existência/possibilidade de vida fora da Terra), a Química (elementos envolvidos na atmosfera e a composição do universo), a História (processo histórico de evolução do homem bem como o impacto da corrida espacial e as implicações econômicas e sociais dessa busca por conhecer o espaço) e a Matemática (ordem de grandezas, potenciação, unidades de medida, entre outros)”, contempla.