Extensão

A extensão universitária no auxílio de geração de renda e práticas sustentáveis

24/11/2023

13:39

Por: Assessoria de Imprensa

Projeto Produção de biocombustível auxilia Ongs na geração de renda e conscientizam a população do descarte correto de óleo de cozinha

A extensão faz parte do dia a dia da Universidade de Passo Fundo, fazendo com que a Instituição esteja sempre em movimento e em contato com a comunidade. A extensão possibilita aos estudantes pôr em prática o que aprendem em sala de aula, ao lado dos professores orientadores, eles ajudam a tornar muitas comunidades melhores, gerando renda, levando o ensino e promovendo autonomia. 

Os seis programas de extensão da UPF possibilitam aos universitários dentro de seus cursos atuarem em diversos projetos, como bolsistas ou voluntários. “A universidade se fortalece nessa relação com as comunidades, com o movimento desses atores sociais, os estudantes, a comunidade e os professores”, comenta  a coordenadora dos seis programas, Dra. Adriana Bragagnolo, destacando ainda que, por meio dos projetos que compõem os seis programas, os estudantes podem ajudar a encontrar respostas para as demandas da comunidade, desta forma contribuindo para a qualidade de vida da mesma.

O P1 Comunidades e Territórios Sustentáveis, abrange projetos voltados para desenvolvimento de práticas sustentáveis, desenvolvimento regional sustentável, educação socioambiental. Um dos projetos é o “Projeto Produção de biocombustível com resíduos de óleo usado na região de abrangência da UPF” , coordenado pela professora Dra. Clovia Marozzin Mistura, tem como principal objetivo em parceria com a empresa Be8, ONGs e escolas, tratar da forma correta do descarte do óleo de cozinha.

O projeto gera renda para as Ongs envolvidas, uma vez que todos os resíduos coletados por eles são vendidos à Be8, que transforma esse óleo em biocombustível, desta forma além de consciência o projeto gera renda e prospecções de um futuro mais sustentável. A UPF tem a missão de diagnóstico de geração e implementação de campanhas de sensibilização e coleta, por meio disso auxilia a traçar a logística da coleta, armazenamento e transporte destes resíduos encaminhados para as ONGs parceiras, com controle de qualidade.

Para a professora Dra. Clóvia, esse projeto é de extrema importância, principalmente em se fazer notar e em conscientizar as pessoas do descarte correto, e através dessa sensibilização ela acredita que é possível mudar o hábito das pessoas.

A acadêmica do curso de Filosofia Leidi Daiana Farias, conta que, fazer parte do projeto de gestão de resíduos se tornou bem interessante. “Principalmente na questão principalmente de obter uma ‘formação’ sobre as consequências e possibilidades de uso, como por exemplo do óleo de cozinha usado, que pode ser doado para cooperativas recicladoras dando a elas a possibilidade de aumentar os ganhos com a coleta”, frisa. 

Ela ainda destaca que esse é um fator muito importante na renda dos cooperados da Ongs, tendo em vista que os materiais mais comuns de venda, que são o papelão e o alumínio, têm valores muito baixos para venda. Leidi explica que o trabalho como bolsista é atuar na sensibilização da comunidade em geral sobre o descarte correto e também de qualificação dos cooperados das ongs para receber o óleo de forma correta para a revenda.