Ensino

Além da sala de aula: estudantes da UPF vivenciam experiências imersivas na comunidade

30/06/2023

15:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Divulgação

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo e Enfermagem compartilham conhecimentos adquiridos durante a trajetória na Universidade

Você sabe o que a Alexsandra, o Alexsandro e a Laura, estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF), têm em comum? Eles vivenciam uma experiência imersiva na vida acadêmica, que começa dentro da sala de aula e vai além, chegando em diversos espaços da comunidade. Essas iniciativas reforçam o compromisso da UPF, de formar profissionais preparados para atuar como agentes transformadores, por meio de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação. 

Acadêmica do sétimo nível do curso de Publicidade e Propaganda na UPF, Alexsandra Ehlert Prochnow atua como voluntária no projeto de extensão Célula - Sistema de Comunicação Solidária, uma agência desenvolvida pelo curso que atende projetos da comunidade gratuitamente. Atualmente, ela está envolvida no processo de construção da imagem e marca da Aldeia Goj Jur, buscando aumentar o reconhecimento e valorização da cultura indígena. “Temos uma aldeia localizada no centro da cidade, mas muitas pessoas desconhecem essa informação, assim como o artesanato e a cestaria produzidos lá”, comenta a estudante. Para ela, fazer parte do projeto permite levantar questões importantes e promover reflexões sobre diversos temas.

“Participar das atividades do projeto me expõe a diferentes perspectivas e realidades pessoais, o que enriquece minha compreensão do mundo. O contato com pessoas, histórias e culturas diversas têm um impacto significativo, pois nos envolvemos e nos tornamos mais sensíveis às questões do dia a dia. Para o futuro, quero, justamente, trabalhar e fazer parte de causas que acredito e me identifico, assim como no Projeto Célula”, destaca.

Experiência enriquecedora em várias áreas da Arquitetura

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Alexsandro Zenere, realiza estágio no Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc) da UPF. Acadêmico do nono nível, ele conta que a decisão de ingressar no curso mudou a vida dele, pois abriu uma série de possibilidades e desafios. “É uma experiência muito enriquecedora para mim, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional. Tenho a oportunidade de participar de projetos relacionados a diversas áreas de atuação como Projetos de interiores, Arquitetônicos, Restauro e Urbanos”, explica. O estágio permite a ele interagir com professores, estudantes e comunidades locais.

“Estou aprendendo com as vivências e contribuindo da melhor maneira possível, pois me permite aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação e aprender novas metodologias, ferramentas, interagir com diferentes públicos e realidades, além de desenvolver habilidades importantes para a minha formação, como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e liderança, que são essenciais para o meu futuro”, analisa o estudante. 

Olhar mais amplo sobre a Enfermagem

Estudante do sétimo nível de Enfermagem, Laura Baldo Cavanus, afirma que na metade da graduação sentiu que precisava se envolver mais na vida acadêmica para alcançar os objetivos que tinha. Foi então que teve a oportunidade de participar como bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-saúde), que, segundo ela, proporciona um grande conhecimento sobre a Atenção Primária. “Conheci como é a rotina da ESF Ricci, do bairro Ricci, e todos os trabalhos que são feitos para a população do bairro. Aprendi a utilizar o programa E-SUS usado na Atenção Primária, a organizar palestras, eventos, realizar busca ativa, entre outras inúmeras coisas que vamos aprendendo com os profissionais, professores e acadêmicos de outros cursos que fazem parte do programa”, afirma Laura, ao ressaltar que a experiência proporciona uma grande troca de conhecimento.

“O programa me fez evoluir como acadêmica e como pessoa também. Hoje tenho um olhar mais amplo sobre a Enfermagem e tudo que ela pode me proporcionar”, destaca a acadêmica.

Faça parte da UPF!

O Vestibular de Inverno da UPF segue com inscrições abertas. O processo seletivo contempla duas formas de ingresso: prova on-line ou nota da redação do Enem, a partir de 2010. Ainda, há o Ingresso Especial, com as opções de Transferência, Reingresso, Disciplina Isolada, Reabertura de matrícula e Seleção simplificada.

Neste semestre são oferecidos 30 cursos, entre presenciais e híbridos. Inscreva-se e acesse outros detalhes em upf.br/vestibular.