Acadêmico da UPF realiza pesquisa sobre tratamento alternativo de águas usando tanino, um produto orgânico e de origem vegetal
26/04/2018
19:51
Por: Assessoria de Imprensa
O acadêmico do curso de Química do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF), Marcelo Matter, sob a orientação da professora Dra. Janaína Fischer, realiza uma pesquisa sobre um método alternativo para o tratamento de águas para consumo humano.
Usualmente o tratamento para remoção de partículas em suspensão na água é feito utilizando-se sulfato de alumínio. O principal problema no uso desse floculante é o resíduo final, que consiste em um lodo carregado de matéria orgânica e minerais. Sendo que os íons alumínio e o metal em sua forma elementar, e em elevadas concentrações são moderadamente prejudiciais ao meio ambiente. Outra questão é que este resíduo deve ser destinado em aterros industriais adequados, gerando custos para transporte e armazenamento.
Uma alternativa promissora, seria o uso de floculantes orgânicos, de origem vegetal e biodegradáveis, podendo assim utilizar o resíduo final diretamente como substrato para a agricultura. Assim, a relevância dessa pesquisa está na busca de alternativas viáveis para manter a qualidade da clarificação da água, bem como, garantir a potabilidade e diminuição dos impactos ambientais.
