Extensão

Semana da Criança tem atividades organizadas pela Brinquedoteca da UPF

11/10/2023

14:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Estudantes de escolas da região participaram de oficinas promovidas por diferentes cursos e projetos de extensão

Brincadeiras, oficinas e muita diversão. A Semana da Criança, promovida pela Brinquedoteca da UPF promoveu uma série de oficinas com estudantes de escolas de toda a região. As atividades iniciaram na segunda-feira, 9 de outubro, e seguiram até esta quarta, 11, véspera do Dia das Crianças, com escolas públicas de municípios como Nova Alvorada, Santa Cecília do Sul e Sananduva.  

Para receber os pequenos, a equipe da Brinquedoteca mobilizou os cursos de graduação e pós-graduação e os projetos de extensão que, por meio dos seus professores e estudantes, promoveram atividades lúdicas, com interações enriquecidas e de participação ativa das crianças e adultos brincantes. 

Na tarde de segunda-feira, a Brinquedoteca recebeu os estudantes Escola Municipal Ensino Fundamental Sete de Junho, de Nova Alvorada. A professora Lucimara Ferreira Pribe acompanhou a turma multiseriada e contou que o objetivo da visita foi promover uma atividade diferente para os alunos na Semana da Criança. “Nós também estamos montando uma brinquedoteca na nossa escola, então queríamos ter uma ideia de como era e o que poderíamos proporcionar para as crianças. É uma vivência diferente, porque eles estão sempre na escola, então como é a semana da criança, a gente resolveu trazer eles para conhecer um lugar diferente”, contou. 

Já na terça-feira, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Santa Cecília do Sul participaram de uma oficina de artes. Sob a coordenação da professora Amabile Scorteganha e acompanhados dos acadêmicos da disciplina de Desenho e bolsistas Paidex, as crianças fizeram a leitura de imagens da obra de Sandra Guinle, artista que representou brincadeiras tradicionais em esculturas. Além disso, organizadas em grupos, as crianças foram modelos vivos, retratados em desenhos pelos próprios colegas.