Cultura

Arquivo Histórico Regional realiza a exposição “Registros musicais: a Música como fonte histórica”

07/10/2022

15:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A exposição está localizada no Campus I da UPF e ficará disponível para a comunidade durante todo o mês de outubro

Considerada uma das formas de arte mais presentes no cotidiano das pessoas, a música é uma expressão artística com grande diversidade de estilos e funções na sociedade. Este patrimônio cultural da humanidade, além do seu aspecto de entretenimento, pode também ser utilizado como fonte documental. Para celebrar o Dia Internacional da Música, comemorado no dia 1º de outubro, e o Dia do Compositor Brasileiro, no dia 7, o Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF) promove a exposição Registros musicais: a Música como fonte histórica.
 
O acervo do Arquivo Histórico Regional contém coleções de partituras, discos de vinil, suportes multimídia e acervos de musicistas de Passo Fundo, que são fontes de possibilidades para o entendimento de músicas como objeto de estudos históricos e da cultura musical regional. A exposição contempla parte do acervo do AHR e convida o público a refletir sobre os diferentes usos e escutas de músicas. “O estudo de canções musicais e sonoridades traz um novo panorama de pesquisa, que auxilia a entender determinados períodos, culturas e sociedades. Conhecer e estudar o passado através da cultura musical é uma forma de investigar manifestações socioculturais e processos históricos”, destaca a coordenadora do AHR, professora Dra. Gizele Zanotto.

A exposição está localizada no saguão do Prédio B4 – Campus I da UPF, e ficará disponível para a comunidade durante todo o mês de outubro. Para a exposição, o AHR criou uma playlist de músicas no Spotify, aberta para colaboração do público visitante. Acesse a playlist AQUI.