Universidade

FAC 70 anos: arte é a protagonista das comemorações

12/05/2022

15:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Recitais, exposições e muitas atividades abertas à comunidade marcam a programação que se estende até novembro

Em 2022, a Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) celebra seus 70 anos de história, quando tiveram início os movimentos artísticos em Passo Fundo. Para marcar a data, desde o início do ano, uma grande programação vem ocorrendo e deve se estender até o mês de novembro, tendo a arte como foco central. Estão previstas exposições, recitais, aulas abertas e outros momentos abertos à toda a comunidade. Na manhã desta quinta-feira, 12, comunidade acadêmica, imprensa e convidados foram recebidos para o lançamento oficial das festividades.

Uma história de transformação

As comemorações dos 70 anos remetem à data de 1952, quando foram criados o Conservatório Municipal de Música e a Escola de Belas Artes, anos antes da fundação da própria Universidade. Um pouco mais tarde, em 1955, os cursos de Música e Artes Plásticas se uniram e passaram a atuar juntos no Instituto de Belas Artes que, um tempo depois, foi integrado à Universidade. Em 1997, o nome Faculdade de Artes e Comunicação foi oficialmente adotado. Hoje, a faculdade é formada por cinco cursos: Artes Visuais, Design Gráfico, Jornalismo, Música e Publicidade e Propaganda, além cursos de pós-graduação e dezenas de projetos de extensão.

Durante o lançamento, a Reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, agradeceu a presença de todos e destacou a alegria e a gratidão por todos aqueles que ajudaram a construir a histórica da Faculdade. “São décadas de um trabalho feito por muitas mãos e integrado à Universidade. Precisamos falar sobre arte e sobre comunicação, temas fundamentais nos dias de hoje. Temos muito orgulho de podermos contribuir com o desenvolvimento humano e social de toda a região e, agora, com as mudanças que serão implementadas, estaremos acompanhando ainda mais das mudanças que ocorrem em todo o mundo, oferecendo uma formação ainda mais qualificada”, ressaltou.

Para o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), a Faculdade sempre foi, e continua sendo, um espaço de criatividade e fomento de expressões artísticas e culturais. Parte fundamental de toda a Instituição, a Unidade representa o esforço feito para acompanhar as mudanças que a própria sociedade pede. “Temos feito um movimento muito efetivo para celebrar os 70 anos da Faculdade e entendemos que essa história faz parte de toda a Universidade. Neste momento, em que nos desafiamos e mudamos, mostramos que estamos dispostos e preparados para oferecer um horizonte ainda melhor para toda a comunidade acadêmica”, ponderou.

Para a diretora da unidade, professora Dra. Bibiana de Paula Friederichs, celebrar os 70 anos da FAC é celebrar os 70 anos da cultura, da arte e da informação de qualidade. “Nós nunca precisamos tanto de arte e de informação de qualidade como nós precisamos hoje para fazer um mundo melhor, um mundo justo, um mundo para todos. A FAC de alguma maneira ao longo desses 70 anos é a tradução desse mundo porque existe entre nós espaço e respeito para o diferente, espaço e respeito por todos do jeito que são e como são e, sobretudo, o entendimento de que nós não viemos a passeio”, destacou. 

Programação

As ações de comemoração ocorrem ao longo de todo o ano, com recitais, exposições, concertos, além de debates e palestras. Entre os destaques, no entanto, alguns grandes momentos. Ainda no mês de maio, no dia 24, a FAC promove uma Aula Magna com o pesquisador, crítico de arte e curador independente Francisco Dalcol. Com início às 19h20min, no Centro de Eventos, no Campus I da UPF, a atividade também será marcada por homenagens aos ex-professores e ex-funcionários da unidade. 
“Durante a comemoração dos 70 anos, nós vamos conhecer e resgatar todas as pessoas que estão próximas de nós que passaram pela FAC e ajudaram a construir essa história. Se tem uma coisa que efetivamente faremos nesses 70 anos, é reconhecer as contribuições das diferentes pessoas, estudantes, professores, funcionários, na construção desse espírito faquiano, na formação de tantos profissionais e mobilização de tantos agentes culturais como a FAC foi durante esse tempo”, completou Bibiana. 
O terceiro grande momento da programação está marcado para o dia 9 de junho, quando ocorre o Recital FAC 70 anos. O evento ocorre no Teatro Municipal Múcio de Castro, às 20h e será aberto a toda a comunidade.