Anais Eventos

A contribuição dos jogos de sustentabilidade para o engajamento estudantil e para os ODS

Brandli, L. L., Salvia, A. L., Rodrigues, G., Poletto, J. P., & Sensolo, V. L. (2023)


Resumo

Seguindo os princípios da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituições de ensino superior representam um papel importante no desenvolvimento de iniciativas educacionais e de engajamento com seus estudantes. Este trabalho apresenta uma das iniciativas do Green Office da Universidade de Passo Fundo para promover o engajamento estudantil: a Gincana dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Green Office UPF. A gincana foi realizada durante uma semana e contou com provas diárias online e uma maratona de provas presenciais. Cada prova visava gerar conhecimento e engajamento em torno de um ou mais ODS. A gincana como um todo promoveu o aprendizado de forma ativa, criando um espaço de conhecimento e engajamento coletivo sobre sustentabilidade e ação climática na universidade. Esta foi a primeira edição e mobilizou 75 participantes de diferentes formações, incluindo alunos, professores, funcionários, e também ONGs, governo e empresas locais.

Suggested Citation

Brandli, L. L., Salvia, A. L., Rodrigues, G., Poletto, J. P., & Sensolo, V. L. (2023). A contribuição dos jogos de sustentabilidade para o engajamento estudantil e para os ODS. In 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Vol. 7, pp. 1–8)


Relato da experiência de implementação de um centro acadêmico de sustentabilidade na Universidade de Passo Fundo-RS

Brandli, L. L., Salvia, A. L., Mazutti, J., Nunes, A. S. N., & Reginatto, G. (2021)


Resumo

As universidades desempenham um papel fundamental na construção da sociedade atual e futura, tanto pela formação de profissionais que atuarão e impactarão diferentes segmentos quanto pela melhoria das comunidades e regiões onde se inserem (CROW, 2014). Estes espaços acadêmicos, reconhecidos pelo seu protagonismo na formação humana, também se tornam ambientes que promovem a sustentabilidade ao explorar ações em diferentes aspectos da vida no campus. A sustentabilidade pode ser introduzida na vida universitária dentro das diferentes dimensões da universidade, sendo ensino, pesquisa, extensão e operações no campus (SDSN, 2017). 

Suggested Citation

Brandli, L. L., Salvia, A. L., Mazutti, J., Nunes, A. S. N., & Reginatto, G. (2021). Relato da experiência de implementação de um centro acadêmico de sustentabilidade na Universidade de Passo Fundo-RS. In Fórum Internacional Ecoinovar.


Projeto sequestrando carbono com árvores nativas estratégicas para a fauna silvestre

Rodrigues, G., Martinez, J., Freitas, D. M. N., Carvalho, K. W. T., Gruber, M. C. W., Ribas, N., & Tomazoni, R. H. L (2022)


Resumo

É de conhecimento geral que a concentração do gás carbônico na atmosfera vem aumentando nos últimos anos. Assim, a humanidade vem realizando pesquisas e esforços para minimizar a concentração desse gás de efeito estufa. Neste aspecto, Nobre et. al (2012) destacam estudos em várias regiões do Brasil evidenciando que o processo de fotossíntese das plantas, pode ser parte das soluções. Um dos problemas encontrados nas ações que envolvem o plantio de árvores, é a procedência das mudas. Pois, não há o cuidado de obtenção de mudas de qualidade oriundas da mesma região onde serão realizados os plantios, com material genético adaptado ao clima, ao solo, e às interações biológicas com a fauna silvestre regional. Tendo por base as duas premissas acima, o projeto tem como objetivo auxiliar nas ações de sequestro de carbono com o plantio de mudas de boa procedência, oriundas de Árvores Matrizes que contemplam a genética regional e que sejam estratégicas para a conservação da fauna silvestre.

Suggested Citation

Rodrigues, G., Martinez, J., Freitas, D. M. N., Carvalho, K. W. T., Gruber, M. C. W., Ribas, N., & Tomazoni, R. H. L. (2022). Projeto sequestrando carbono com árvores nativas estratégicas para a fauna silvestre. In IX Semana do Conhecimento UPF (Vol. 9, pp. 777–779). UPF Editora.


Utilização de rede social para promover conscientização: Análise do engajamento no Instagram do Green Office UPF

Drey, T. S., Brandli, L. L., Salvia, A. L., Poletto, J. P., & Rodrigues, G. (2022)


Resumo

A utilização de redes sociais vem crescendo exponencialmente e estes espaços têm cada vez maior potencial em disseminar conteúdo sobre mudanças climáticas, ambientalismo
e como ser mais sustentável (de Souza et al., 2021). O Instagram do Centro Acadêmico de Sustentabilidade - Green Office UPF tem por objetivo apresentar as ações de sustentabilidade do centro e compartilhar informação e conhecimento sobre estas temáticas. Todos os anos, no mês de julho, ocorre o movimento chamado Julho Sem Plástico, uma campanha global que tem como objetivo conscientizar o público sobre os impactos do plástico no planeta e incentivar a redução do consumo de plástico no cotidiano (Heidbreder et al., 2021). Este trabalho visa analisar o engajamento com as publicações realizadas no Instagram do Green Office durante o mês de julho de 2022, visando apresentar os materiais desenvolvidos relacionados à campanha e à interação gerada.

Suggested Citation

Drey, T. S., Brandli, L. L., Salvia, A. L., Poletto, J. P., & Rodrigues, G. (2022). Utilização de rede social para promover conscientização: Análise do engajamento no Instagram do Green Office UPF. In IX Semana do Conhecimento UPF (Vol. 9, pp. 1813–1815).


Mapeamento de disciplinas do curso de Ciências Biológicas - UPF de acordo com os ODS: Uma experiência piloto

Poletto, J. P., Brandli, L. L., Rodrigues, G., Drey, T. S., & Salvia, A. L (2022)


Resumo

A agenda 2030 da ONU propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam melhorar o mundo para todos. Atingir estes objetivos demanda a mobilização de todos os setores da sociedade (ONU, 2015) e o ensino superior é importante aliado neste quesito. A universidade estabelece um ambiente de aprendizado que irá formar profissionais capazes de
atender as demandas da sociedade. A inclusão dos ODS no ensino faz com que cada profissional formado também possa atender os desafios que cada objetivo traz (ALBAREDA-TIANA et al., 2018). O curso de ciências biológicas é notoriamente ligado ao desenvolvimento sustentável, e por ter um currículo e área de atuação que abrange muitos setores, pode ser ligado a diversos ODS, desde os que envolvem natureza, fauna e flora, até os que envolvem saúde humana e geração de energia. Em vista disso, é importante analisar dentro das disciplinas deste curso as oportunidades para inserir os ODS a fim de torná-los uma pauta significativa no ensino.

Suggested Citation

Poletto, J. P., Brandli, L. L., Rodrigues, G., Drey, T. S., & Salvia, A. L. (2022). Mapeamento de disciplinas do curso de Ciências Biológicas - UPF de acordo com os ODS: Uma experiência piloto. In IX Semana do Conhecimento UPF (Vol. 9, pp. 1074–1076).


Dificuldades enfrentadas na incorporação dos ODS: Uma análise de revisão

Rodrigues, G., Brandli, L. L., Salvia, A. L., Poletto, J. P., & Drey, T. S (2022)


Resumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem a Agenda 2030, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. A Agenda estabelece 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidas até o ano de 2030 (ONU, 2022). Os ODS representam um plano de ação com o objetivo de mudar a forma como as sociedades e as economias operam e
interagem com o nosso planeta (SDSN, 2017). Para alcançarmos os ODS no Brasil, são necessários esforços para adequar as metas e seus respectivos indicadores globais à realidade brasileira, assim como garantir a sua disseminação. Essa tarefa requer comprometimento e emprego de articulação, mobilização e integração entre governos e sociedade civil, para a promoção de novas políticas públicas e o aprimoramento daquelas já existentes (OLIVEIRA, 2018). Na perspectiva da importância da incorporação dos ODS, o objetivo geral desta pesquisa é identificar as dificuldades para sua implementação e destacar possíveis soluções no Brasil.

Suggested Citation

Rodrigues, G., Brandli, L. L., Salvia, A. L., Poletto, J. P., & Drey, T. S. (2022). Dificuldades enfrentadas na incorporação dos ODS: Uma análise de revisão. In IX Semana do Conhecimento UPF (Vol. 9).


Pontuação da Universidade de Passo Fundo no ranking UI GreenMetric nos anos de 2020 e 2021

Müller, L. K., Reginatto, G., & Mazutti, J (2021)


Resumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem a Agenda 2030, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. A Agenda estabelece 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidas até o ano de 2030 (ONU, 2022). Os ODS representam um plano de ação com o objetivo de mudar a forma como as sociedades e as economias operam e
interagem com o nosso planeta (SDSN, 2017). Para alcançarmos os ODS no Brasil, são necessários esforços para adequar as metas e seus respectivos indicadores globais à realidade brasileira, assim como garantir a sua disseminação. Essa tarefa requer comprometimento e emprego de articulação, mobilização e integração entre governos e sociedade civil, para a promoção de novas políticas públicas e o aprimoramento daquelas já existentes (OLIVEIRA, 2018). Na perspectiva da importância da incorporação dos ODS, o objetivo geral desta pesquisa é identificar as dificuldades para sua implementação e destacar possíveis soluções no Brasil.

Suggested Citation

Müller, L. K., Reginatto, G., & Mazutti, J. (2021). Pontuação da Universidade de Passo Fundo no ranking UI GreenMetric nos anos de 2020 e 2021. In IX Semana do Conhecimento UPF (pp. 1312–1313).


Impacto das mudanças climáticas no setor de energia brasileiro

Bueno, P. T., & Meneguzzi, V. (2021)


Resumo

O presente resumo teve como finalidade abordar os impactos das mudanças climáticas nos serviços de geração e fornecimento de energia no Brasil e discutir estratégias de
adaptação das problemáticas relacionadas ao tema. Com o estudo foi possível observar que os impactos relacionados às mudanças climáticas estão afetando a infraestrutura urbana de energia de diferentes formas, portanto, é de extrema importância a adoção estratégias para reduzir a vulnerabilidade deste sistema.

Suggested Citation

Bueno, P. T., & Meneguzzi, V. (2021). Impacto das mudanças climáticas no setor de energia brasileiro. In IX Semana do Conhecimento UPF (pp. 1656–1657).


Engajamento estudantil na aprendizagem sobre mudanças climáticas

Rodrigues, G., Reginatto, G., Sensolo, V. L., & Martins, A. C. (2023)


Resumo

As mudanças climáticas são um desafio global e requerem ações de diferentes meios sociais. Entre os atores estratégicos, as universidades desempenham um papel importante na
promoção do desenvolvimento sustentável e ação climática (MCCOWAN, 2020). A comunidade acadêmica tem grande potencial para o desenvolvimento sustentável, conscientização e educação ambiental, pois é dela que podem surgir os tomadores de decisão. Desta forma, é importante que os alunos compreendam e estejam engajados para minimizar os impactos das mudanças climáticas. Embora a literatura seja extensa sobre as contribuições do ensino superior para o desenvolvimento sustentável, pouco se discute sobre o engajamento da comunidade acadêmica em iniciativas relacionadas às mudanças climáticas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar o engajamento e as expectativas dos acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) sobre oportunidades de aprendizagem e contribuição para mitigação das mudanças climáticas.

Suggested Citation

Rodrigues, G., Reginatto, G., Sensolo, V. L., & Martins, A. C. (2023). Engajamento estudantil na aprendizagem sobre mudanças climáticas. In X Semana do Conhecimento UPF (Vol. 10, pp. 737–739).


Concurso Árvores Gigantes do Planalto Médio do Rio Grande do Sul

Rodrigues, G., Ribas, N., Freitas, D. M. N., Silva, L. S., Silva, G. M. S., Brambilla, G. F., & Martinez, J. (2024)


Resumo

O Planalto Médio do Rio Grande do Sul é composto pela região fitoecológica de Floresta Ombrófila Mista e pela Savana (IBGE, 1992). Com a colonização, o sistema florestal desta região sofreu superexploração e com a urbanização a população perdeu o contato com esses ambientes. Os poucos remanescentes que ainda existem, muitos deles profundamente modificados, estão localizados em áreas de difícil acesso, em propriedades privadas, rurais ou nas poucas Unidades de Conservação que existem (SONEGO et al, 2007). Entre as árvores que compõem esses remanescentes florestais, existem exemplares centenários, que desempenham um papel vital na conservação do ecossistema e na estocagem de carbono. Este trabalho apresenta o “Concurso Árvores Gigantes do Planalto Médio do Rio Grande do Sul”, que tem como objetivo identificar os maiores exemplares da região, a fim de estabelecer sua conservação, fomentando uma cultura de sensibilização, interesse e valorização das florestas na comunidade em geral.

Suggested Citation

Rodrigues, G., Ribas, N., Freitas, D. M. N., Silva, L. S., Silva, G. M. S., Brambilla, G. F., & Martinez, J. (2024). Concurso Árvores Gigantes do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. In XI Semana do Conhecimento UPF (pp. 740–741). Mostra de Extensão – Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade de Passo Fundo.

 


Trilha sensorial: A contribuição das instituições de ensino superior no desenvolvimento sustentável

Martins, A. C., Rodrigues, G., & Sensolo, V. L. (2023)


Resumo

As instituições de ensino superior (IES) são responsáveis pela produção de conhecimento científico e inovações na sociedade. Deste modo, possuem um ambiente favorável para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também têm um papel significativo na consolidação de alianças que proporcionam o trabalho colaborativo e interdisciplinar (Leiva, et al., 2021). O Green Office UPF é um centro acadêmico com ações direcionadas para o desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas, buscando superar as barreiras para a incorporação dos ODS no ambiente acadêmico e consequentemente na sociedade em geral. O presente trabalho relata a importância de usar atividades lúdicas como ferramentas para engajar a população com a sustentabilidade, com foco no estudo de caso de uma trilha sensitiva. A trilha possibilitou diferentes vivências aos participantes ao percorrem o trajeto de olhos vendados e tateando elementos que trazem referências aos ODS.

Suggested Citation

Martins, A. C., Rodrigues, G., & Sensolo, V. L. (2023). Trilha sensorial: A contribuição das instituições de ensino superior no desenvolvimento sustentável. In X Semana do Conhecimento UPF (Vol. 10, pp. 191–192).


Gincana dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Engajando a comunidade acadêmica para a sustentabilidade

Sensolo, V. L., Rodrigues, G., & Salvia, A. L. (2023)


Resumo

A Agenda 2030 da ONU busca um mundo melhor por meio da sustentabilidade, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas (AGENDA 2030, 2015). As universidades desempenham um papel importante na Agenda, fornecendo ensino de qualidade e conduzindo pesquisas que contribuem para o alcance dos ODS (UNSDN, 2017). A comunidade acadêmica também tem papel fundamental, pois envolve variados públicos dentro da universidade, com diferentes perfis e envolvimento nas atividades acadêmicas institucionais. Uma forma de engajamento é o uso de jogos e gincanas, que podem contribuir para aumentar o conhecimento e conscientização acerca dos ODS. O estudo de caso da Universidade de Passo Fundo, no sul do Brasil, apresenta a estratégia de aplicação de Jogos de Sustentabilidade (Gincana GOODS) pelo Green Office UPF, o Centro Acadêmico de Sustentabilidade da instituição.

Suggested Citation

Sensolo, V. L., Rodrigues, G., & Salvia, A. L. (2023). Gincana dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Engajando a comunidade acadêmica para a sustentabilidade. In X Semana do Conhecimento UPF (Vol. 10, pp. 1653–1654).


Experiências de Green Offices em universidades na Europa

Andreis, C., Mazutti, J., & Dias, É. (2023).


Resumo

As universidades têm papel fundamental na implementação de cada um dos ODS, uma vez que “a educação, a pesquisa, a inovação e a liderança serão essenciais para ajudar a sociedade a enfrentar estes desafios” (SDSN, 2017, p. 03). Assim os Green Offices surgem como iniciativas nas universidades que podem alavancar o conhecimento sobre os ODS e consequentemente sobre sustentabilidade. Desde a primeira iniciativa de Green Office, na universidade de Maastricht, na Holanda, houve uma grande expansão do movimento e hoje está presente além da Europa, também na América Latina (no Green Office UPF sendo o primeiro neste contexto), na África e na Oceania. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é compartilhar as experiências de Green Offices pelo mundo, o que eles trazem de diferente, seus ideais, por meio de visitas em Green Offices na Europa e trazer um pouco do que é o Green Office, o movimento, o que ele representa para a universidade, trazer o impacto na construção e formação acadêmica.

Suggested Citation

Andreis, C., Mazutti, J., & Dias, É. (2023). Experiências de Green Offices em universidades na Europa. In XI Semana do Conhecimento UPF (pp. 399–400).


Campanhas publicitárias e o meio ambiente: Moldando percepções e comportamentos

Andreis, C., Santos, A. C. M., Marcon, A. J. L., Contarin, J. V., Rodrigues, G., & Vicente, D. S. (2024)


Resumo

As campanhas publicitárias têm um papel fundamental de conscientizar, sensibilizar e capacitar o indivíduo para exercer uma ação transformadora a partir do conhecimento (ANA, 2021). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o papel da publicidade na conscientização de campanhas sobre sustentabilidade e o meio ambiente, visto que a publicidade tem o poder, e o dever de trazer visibilidade para temas importantes, tanto em posicionamentos de marcas como institucionais.

Suggested Citation

Andreis, C., Santos, A. C. M., Marcon, A. J. L., Contarin, J. V., Rodrigues, G., & Vicente, D. S. (2024). Campanhas publicitárias e o meio ambiente: Moldando percepções e comportamentos. In XI Semana do Conhecimento UPF (pp. 406–407).


Copo consciente: Um projeto rumo a uma universidade sem plástico

Contarin, J. V., Santos, A. C. M., Marcon, A. J. L., Andreis, C., Vicente, D. S., & Rodrigues, G. (2024)


Resumo

Atualmente no Brasil, são gerados mais de 380 kg de resíduos por habitante em um ano (ABREMA, 2023, p. 20), entre estes resíduos, encontra-se o plástico. O copo plástico leva em torno de 250 a 400 anos para se decompor e possui uma vida útil muito curta de apenas poucos segundos (Foresti; Oliveira; Jacques, 2020, p. 287). A gestão inadequada dos copos plásticos, resulta em diversos problemas, desde a poluição do ambiente até o desperdício de recursos não renováveis (Silva, 2017). A problematização reside na urgência de encontrar soluções inovadoras que promovam a redução do uso de copos plásticos, bem como uma gestão eficaz para seu descarte. Pensando nisso, e refletindo sobre o ambiente acadêmico da Universidade de Passo Fundo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma ação desenvolvida como medida estratégica para a conscientização e, futura, diminuição da utilização de copos plásticos na faculdade.

Suggested Citation

Contarin, J. V., Santos, A. C. M., Marcon, A. J. L., Andreis, C., Vicente, D. S., & Rodrigues, G. (2024). Copo consciente: Um projeto rumo a uma universidade sem plástico. In XI Semana do Conhecimento UPF (pp. 992–993).


Eco-ansiedade: O que ela é e como nos afeta

Marcon, A. J. L., Rodrigues, G., Santos, A. C. M., Contarin, J. V., Andreis, C., & Vicente, D. S. (2024)


Resumo

Este trabalho objetiva apontar o conceito da eco-ansiedade, como afeta as pessoas e como pode influenciar na construção de um mundo mais sustentável. O mundo passa constantemente por mudanças, mas as mudanças ambientais vem sendo as mais preocupantes e talvez não possuam reparação. Essa perspectiva gera conflitos subjetivos em cada um, deles surge o conceito de eco-ansiedade ou ansiedade ambiental. Esse sentimento pode ser definido como “um medo crônico da destruição ambiental”, nela são experienciadas impotência, imprevisibilidade e incerteza do futuro (Jaques, 2023, p.9). Embora a eco-ansiedade seja dolorosa, não significa a existência de uma doença mental, pode ser entendida como uma ansiedade racional, já que o sujeito avalia um cenário de incertezas e adapta seu comportamento (Dos Santos; Dos Santos Braga, 2022, p.47). Também se define a eco-ansiedade como uma “ansiedade existencial”, pois são vivenciadas questões como mortalidade e falta de sentido vital (Jaques, 2023, p.9-10).

Suggested Citation

Marcon, A. J. L., Rodrigues, G., Santos, A. C. M., Contarin, J. V., Andreis, C., & Vicente, D. S. (2024). Eco-ansiedade: O que ela é e como nos afeta. In XI Semana do Conhecimento UPF (pp. 202–203).


Emergência climática: Um olhar crítico construtivo

Santos, A. C. M., Marcon, A. J. L., Contarin, J. V., Andreis, C., & Vicente, D. S. (2024)


Resumo

A emergência climática é um dos temas mais debatidos na atualidade, ocupando o centro das demandas políticas, econômicas e ambientais (Zezo et al., 2022). Tal interesse é justificado por eventos extremos já vivenciados e pelas projeções catastróficas de cenários futuros (IPCC, 2023). O impacto da humanidade sobre o meio ambiente pode ser comparado a grandes eventos geológicos do passado, de modo que os cientistas nomearam este período como Antropoceno, onde o homem se torna o principal responsável pelas alterações ambientais (Silva et al., 2009). Dadas as circunstâncias, é imprescindível buscar ferramentas para promover o desenvolvimento sustentável nos mais variados ambientes, e a educação se torna um elemento indispensável nesse processo (Kreaner, 2004). O presente estudo relata a realização da educação climática por meio do projeto Green Office, visando o protagonismo estudantil, pois cada aluno convicto do seu papel acaba por influenciar nos vários setores sociais.

Suggested Citation

Santos, A. C. M., Marcon, A. J. L., Contarin, J. V., Andreis, C., & Vicente, D. S. (2024). Emergência climática: Um olhar crítico construtivo. In XI Semana do Conhecimento UPF (pp. 190–191).