Notícias UPF

Projeto Amigos da Pele engajado nas ações de prevenção do câncer de pele

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

A campanha nacional de prevenção do câncer de pele ocorre no mês de dezembro

O projeto de extensão Amigos da Pele, vinculado ao programa ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF), realiza ações para enfatizar a importância das medidas de fotoproteção e da prevenção do câncer de pele, em alusão ao Dezembro Laranja. No domingo, dia 1º de dezembro, os integrantes do projeto promovem atividades no Parque da Gare e na Praça Tamandaré. Já no dia 7 de dezembro, a ação será no Ambulatório de Dermatologia e será desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com orientação gratuita à população em relação ao câncer de pele.

As atividades do dia 1º de dezembro, na Gare e na Praça Tamandaré, ocorrem a partir das 15h. Os integrantes do projeto Amigos da Pele entregarão material informativo com as medidas de fotoproteção à comunidade, distribuirão amostras de protetor solar e explicarão a quantidade adequada e a maneira correta de usar o protetor. 

Já o atendimento gratuito no Ambulatório de Dermatologia, localizado no antigo Quartel do Exército, ocorre no dia 7 de dezembro, data em que ocorre o mutirão de prevenção do câncer de pele com exame preventivo em todo país, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A residência médica em Dermatologia do Ambulatório realizará atendimento à comunidade, das 9h às 15h, orientando e tirando dúvidas sobre pintas e lesões na pele. O projeto Amigos da Pele estará no local prestando orientações ao público.

As ações têm como finalidade a prevenção do câncer de pele. “O principal objetivo é ensinar à população medidas de fotoproteção e como prevenir o câncer de pele”, destacou a coordenadora do projeto Amigos da Pele, professora Me. Gilvana Bonella.