Notícias UPF

Inscrições para provas de competência iniciam nesta quinta-feira (18)

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Arquivo UPF

Interessados têm até o dia 20 de maio para realizar sua inscrição

Precisa comprovar competência em Leitura de Textos em Língua Portuguesa, na Leitura de Textos em Língua Estrangeira ou no Uso de Ferramentas Básicas de Informática? Então fique atento, as inscrições iniciam nesta quinta-feira, dia 18 de março, por meio da Intranet, no menu Acadêmico, Prova de Competência.

Durante a graduação, os acadêmicos devem desenvolver habilidades e competências básicas no uso das tecnologias e ferramentas de comunicação, mas as normativas institucionais, em consonância com as políticas educacionais federais, preveem as circunstâncias da comprovação de conhecimentos prévios em alguns domínios, por meio de provas ou disciplinas ofertadas semestralmente. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de realizar as provas de competência até o final do terceiro semestre, a contar do ingresso no curso no qual estão matriculados. O investimento para a realização da prova é de R$45,00. As inscrições encerram no dia 20 de maio.

Acadêmicos tem até o dia 20 de maio para realizar sua inscrição

Data das provas

No dia 5 de junho, às 9h, ocorrem as provas de comprovação de competência em Leitura de Textos em Língua Estrangeira (Inglês e/ou Espanhol) e no Uso de Ferramentas Básicas de Informática.

Já no dia 12 de junho, às 9h, acontece a prova de comprovação de competência na Leitura de Textos em Língua Portuguesa, no Campus Sarandi.

Os candidatos sabatistas que desejarem prestar a prova em data e horário que atendam aos preceitos de sua religião deverão encaminhar a solicitação para o endereço competencias@upf.br até o último dia de inscrição. Para esses candidatos, a prova será realizada no dia 7 de junho, às 9h, somente no campus I da UPF.

Local das provas

Ao realizar sua inscrição, o acadêmico deverá selecionar, dentre as opções disponíveis, o campus onde deseja realizar a prova. A partir do dia 31 de maio, o estudante poderá consultar o prédio e a sala de realização das provas na Intranet, menu Acadêmico, Prova de Competência.

Para a realização da prova, o acadêmico deverá, obrigatoriamente, comparecer com antecedência ao local informado, portando documento de identificação com foto que poderá ser a carteira de identidade, a carteira de motorista ou a carteira estudantil emitida pelo DCE.

Provas

As provas de comprovação de competência em Língua Estrangeira (Inglês e/ou Espanhol) são compostas de 16 questões objetivas de múltipla escolha. A prova de comprovação de competência em Informática Básica é composta de 16 questões objetivas de múltipla escolha e a prova de comprovação de competência na Leitura de Textos em Língua Portuguesa é dividida em duas partes: a primeira em compreensão textual, e a segunda, na produção textual.

A nota mínima para aprovação em cada prova deve ser igual ou superior a 7,0. Os resultados estarão disponíveis na Intranet, menu Acadêmico, Prova de Competência, até 7 dias úteis após a realização das provas.

Mais informações sobre as provas estão disponíveis AQUI.