Extensão

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto VivA! Escritório modelo de arquitetura e urbanismo

Área: P 3 - Territórios da Cidadania, Direitos Humanos e Cultura de Paz

Unidades Relacionadas: Faculdade de Engenharia e Arquitetura - Fear

Cursos Envolvidos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil

Coordenador: Eiane Panisson

O projeto de extensão VivA! Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) tem como objetivo garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos, uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos, equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído, arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.

O EMAU surge da discussão a respeito da vivência e das práticas dos estudantes de Arquitetura durante a graduação, tendo como finalidade não só complementar a educação universitária, mas também firmar um compromisso com a realidade social da comunidade onde a universidade está inserida. O projeto é de livre participação a todos os estudantes de arquitetura e urbanismo e a outros interessados, sendo um espaço de debate e produção aberto a toda a sociedade. O projeto é desenvolvido para ultrapassar a vivência da sala de aula e encontrar formas de contato com a sociedade.

Dessa forma, a tríade: Ensino + Pesquisa + Extensão Universitária é tomada como base para o entendimento dos princípios dessa proposta, caracterizada por uma comunicação constante entre sociedade e a universidade, através de uma ação compartilhada e flexível, tendo a arquitetura vivida como processo. Dessa forma, busca o intercâmbio de informações com a comunidade de trabalho, de maneira horizontal, sem hierarquização e com o exercício do diálogo para encontrar soluções adequadas à realidade social. Desse diálogo entre as partes envolvidas, resulta a união do conhecimento técnico com o conhecimento empírico.

Contato: elianepanisson@upf.br

INSCREVA-SE