Extensão

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto Paisagismo Produtivo e Educação Ambiental – Transformando espaços, transformando vidas

Área: Meio Ambiente

Unidades Relacionadas: Faculdade de Engenharia e Arquitetura - Fear

Cursos Envolvidos: Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil , Engenharia de Produção

Coordenador: Evanisa Fatima Reginato Quevedo Melo

O projeto de extensão Paisagismo Produtivo e Educação Ambiental - Transformando espaços, tranformando vidas tem como objetivo promover a integração social em instituições beneficentes tornando-as mais sustentáveis, por meio do uso consciente da água, desenvolvendo projetos de paisagismo produtivo e design sustentável concebidos de forma participativa, ampliando vivências entre crianças, adolescentes, professores e funcionários das instituições beneficentes, com os acadêmicos, professores, funcionários, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo, de forma a estimular a participação social entre todas as partes envolvidas e a comunidade.

O projeto busca contribuir com a a educação ambiental e a aplicação de técnicas de sustentabilidade como o paisagismo produtivo, a reciclagem de materiais através do design sustentável e o aproveitamento da água da chuva visando a sustentabilidade nas Instituições Lar da Menina da Fundação Beneficente Lucas Araújo e EMEI Geny Araújo Rebechi na cidade de Passo Fundo/RS.

As ações de educação ambiental, portanto, podem funcionar como estratégias para envolver a população em torno de questões socioambientais, estimulando a mudança de conduta, reorientação de hábitos, atitudes e valores. Tais ações, como a captação da água da chuva aliadas ao paisagismo produtivo e o aproveitamento de materiais alternativos são ferramentas para atingir a sensibilização de comunidades em relação a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Essas atividades permitem incentivar e promover a sociabilidade e a cidadania, associadas a fatores da vida urbana como o lazer, a terapia ocupacional, a interação entre gerações através da experiência vivenciada e a cultura regional, a inclusão social, a auto-realização e autoestima. Conta com parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) de Passo Fundo. 

Contato: evanisa@upf.br

INSCREVA-SE