Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - VivaEmau!

Objetivos
O EMAU é um projeto conceituado e fomentado pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). Visa à melhoria da educação e da formação profissional através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.
A extensão, assim como o ensino e a pesquisa, é fundamental para a formação profissional, pois é um instrumento de interação do meio acadêmico com a sociedade, tendo como princípio básico contribuir para o desenvolvimento desta, através da aplicação do conhecimento gerado e adquirido na Universidade. Afirma, ainda, o compromisso da Universidade com o desenvolvimento do saber. Nesse sentido, o EMAU é uma experiência de troca, na qual os estudantes levam às comunidades os conhecimentos específicos de arquitetura e urbanismo, e retornam à comunidade acadêmica o conhecimento adquirido em suas atividades.
O EMAU é uma iniciativa estudantil e não deve ser instrumento das universidades para suprir deficiências acadêmicas. Constitui-se como um complemento à formação profissional. 
Cada EMAU possui sua própria dinâmica de trabalho, estruturada com base em sua realidade acadêmica e regional, no entanto, há princípios que devem ser respeitados por todos para que sejam considerados escritórios modelo. O eixo norteador ético desses princípios envolve os quatro postulados da Unesco e da União Internacional de Arquitetos para educação em Arquitetura e Urbanismo:
- garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos;
- uso tecnológico que respeite às necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos.
- equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído;
- arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.

Atividades
É um projeto de extensão universitária unida à pesquisa e ao processo de graduação. Esse escritório surge da discussão a respeito da vivência e das práticas dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo durante a graduação, com a finalidade não só de completar a educação universitária, mas também para afirmar um compromisso com a realidade social da comunidade na qual a Universidade está inserida.
É de livre participação a todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e outros interessados, sendo um espaço de debate e produção aberto a toda a sociedade.
O EMAU direciona a sua atividade para a parcela da população que não possui ou não acredita poder ter acesso ao trabalho de um arquiteto, mas que seja minimamente organizada.
No EMAU, os alunos desenvolvem atividades puramente acadêmicas, com o interesse didático dentro da Universidade, possuindo autonomia para desenvolver tais atividades. Toda e qualquer atividade desenvolvida é orientada por professores universitários que possuem responsabilidade técnica e legal para os projetos.

Coordenação pedagógica: Dra. Carla Portal Vasconcellos
Responsável técnico: Rodrigo Rintzel
Laboratorista: Luiz Eduardo Lupatini
Estagiários: do curso de Arquitetura e Urbanismo

Horário de funcionamento: mediante agendamento via NADUC

Contato
Telefone: (54) 3316-8216
E-mail:  arquitetura@upf.br

INSCREVA-SE