Geral

Trote do Bem reúne calouros de Medicina UPF em gesto de solidariedade na Oncologia Pediátrica do HSVP

12/08/2025

08:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Bruna Petri

No último dia 8 de agosto, os novos estudantes do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) viveram uma experiência marcante: a participação no Trote do Bem, realizado na ala de Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A ação, promovida pela Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF), substitui as práticas tradicionais de trote por gestos de solidariedade e cuidado.

Durante a tarde, os acadêmicos interagiram com as crianças em tratamento oncológico, proporcionando momentos de descontração e leveza. “O Trote do Bem, iniciado em 2018, é uma iniciativa que ocorre no início de cada semestre como um ritual para os calouros. A ação não envolve constrangimento nem violência, e sim um gesto solidário que marca o início da trajetória na Medicina ajudando o outro, mesmo antes de ter o CRM”, destaca a presidente da AAAGPF, Giovana Scussel. Ela explica que, na atividade, “os cabelos dos futuros médicos são colocados à disposição dos pequenos pacientes: os meninos têm o cabelo raspado pelas crianças e as meninas doam 20 cm para a confecção de perucas, mostrando que o cabelo é apenas uma pequena parte da gente e ele cresce”.

Para a aluna do primeiro nível, Jennifer Lanzzarini, a vivência foi marcante. “Participar do Trote do Bem foi uma experiência muito boa, fiquei muito feliz e emocionada. Além de ser um gesto de solidariedade com as crianças, nos traz aprendizados importantes para o início da jornada acadêmica. É um momento de acolhimento e empatia”, relata.

A tradição, que já existe há sete anos, emociona e aquece o coração de quem participa, criando memórias que acompanham os acadêmicos por toda a vida. Para as crianças, significa alegria e entusiasmo em meio a uma rotina intensa de consultas e tratamentos, tornando o caminho mais leve e cheio de esperança.

 

INSCREVA-SE