Geral

Rumo ao tricampeonato: calouros de Medicina da UPF participam do Trote Solidário

14/08/2023

10:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo

Promovida pelo Simers, iniciativa busca integrar novos estudantes de Medicina de instituições do interior do Estado por meio de ações solidárias

Iniciativa tradicional para integrar os novos estudantes de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Trote Solidário inicia mais uma edição nesta segunda-feira, 14 de agosto. A ação é do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e busca inserir os novos acadêmicos de diversas faculdades de Medicina do interior do Rio Grande do Sul ao ambiente universitário por meio de ações solidárias, como doação de sangue e arrecadação de alimentos e tampinhas plásticas. 

Campeã das últimas duas edições, a UPF busca agora conquistar o tricampeonato. Para isso, estudantes e a comunidade em geral são convidados a aderir à campanha. Após a participação, é necessário realizar um cadastro no site www.trotesolidario.com.br até o dia 6 de setembro, para validar a doação. 

Saiba como participar:

Doação de sangue

Para contribuir com a campanha por meio da doação de sangue, basta comparecer ao Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) ou ao Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Após a doação, é necessário anexar o comprovante no site para ser contabilizada.

Arrecadação de alimentos 

A arrecadação de alimentos pode ser feita de duas formas: on-line ou presencialmente. Para doar de maneira on-line, é necessário acessar o site da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. A doação é semelhante a fazer compras on-line. Após preencher um cadastro, é possível escolher os produtos e a quantidade de alimentos. Todos os mantimentos serão doados para a rede do Banco de Alimentos de Passo Fundo.

A arrecadação presencial de alimentos ocorrerá no dia 25 de agosto, nos supermercados de Passo Fundo. Acadêmicos do curso de Medicina estarão em frente ao Comercial Zaffari (Av. Brasil Leste, 501, e Av. Pres. Vargas, 1610), Stok Center Centro (Av. Brasil Leste, 3477) e Supermercado Coqueiros (Av. Pres. Vargas, 1905) recebendo a doação de alimentos, produtos de limpeza e higiene. Outra opção é entregar os mantimentos na Escola de Medicina da UPF (Famed), localizada no Campus II (Rua Teixeira Soares).

Arrecadação de tampinhas plásticas

A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Câncer Infantil. As tampinhas podem ser entregues na Famed ou para integrantes da comissão.

Mais informações sobre como contribuir com o Trote Solidário podem ser encontradas no Instagram @trotesolidarioupf.