Pesquisa e Inovação

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto SustentaHabilidade: capacitação profissional e transformação pela Arte

Área: P 2 - Territórios da Cultura, Arte e Comunicação

Unidades Relacionadas: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade

Cursos Envolvidos: Artes Visuais, Design Gráfico, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda , Artes Visuais, Especialização em Design Gráfico - 3ª ed., Especialização em Arteterapia – 7ª edição, Especialização em Comunicação Digital Estratégica

Coordenador: Lorilei Secco

O projeto busca fomentar novas oportunidades de trabalho e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a partir da promoção de um espaço formativo e de capacitação profissional, instrumentalizando-os e qualificando-os para atuarem com autonomia na criação, produção e comercialização de produtos de arte utilitária ou artesanato, desenvolvidos a partir da reutilização e da reciclagem de materiais e resíduos sólidos, provenientes da coleta seletiva.

O projeto busca fomentar novas oportunidades de trabalho e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a partir da promoção de um espaço formativo e de capacitação profissional, instrumentalizando-os e qualificando-os para atuarem com autonomia na criação, produção e comercialização de produtos de arte utilitária ou artesanato, desenvolvidos a partir da reutilização e da reciclagem de materiais e resíduos sólidos, provenientes da coleta seletiva. O projeto busca reforçar a função social da arte, assim como, o seu caráter interdisciplinar, multidisciplinar e interprofissional, ao desenvolver ações e fortalecer a interlocução entre Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Passo Fundo, aproximando a comunidade interna e externa, configurando-se como espaços privilegiados de construção de conhecimento e produção de sentido.
 
A concepção metodológica que orienta o projeto parte de uma proposta emancipatória e cidadã, que se fundamenta em uma abordagem dialógica na qual as ações extensionistas são realizadas de forma democrática e participativa, onde todos os envolvidos tornam-se atores e protagonistas dentro desse processo. 

Dessa forma, encontros semanais são realizados com o intuito de desenvolver as metas pré-estabelecidas em cada etapa do processo de intervenção pedagógica, seguindo um determinado padrão metodológico, a partir de um modelo de Planejamento Participativo, que envolve algumas etapas: diagnóstico, análise, estratégia, plano de ação, monitoria e avaliação, conforme descritos a seguir. Cabe destacar que a etapa Pesquisa não está descrita isoladamente, pois entende-se que a pesquisa deve ser considerada uma ação permanente durante o desenvolvimento do trabalho. O projeto envolve docentes dos cursos de graduação Artes Visuais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Pedagogia e Design de Moda da UPF.