Pesquisa e Inovação

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF)

Área: P 6 - Territórios da Inovação, Produção e Trabalho

Unidades Relacionadas: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Feac

Cursos Envolvidos: Ciências Contábeis

Coordenador: Mirna Muraro

 Auxiliar os contribuintes de baixa renda, microempreendedores individuais e sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo, não tem acesso às orientações contábeis e fiscais básicas

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é um projeto de extensão vinculado ao curso de Ciências Contábeis, que visa prestar atendimentos a população de baixa renda que necessita de atendimentos na área contábil, fiscal, especialmente o MEI - Microempreendedor Individual e entidades sem fins lucrativos. 

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF – é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior - IES, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. A IES oferece um espaço em suas instalações onde alunos, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade, além de desenvolver a moral tributária e levar cidadania às comunidades. Atualmente, existem mais de 400 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.

O Projeto apresenta proposta metodológica participativa e interdisciplinar, que além dos atendimentos e resolução dos problemas fiscais, promove a participação dos alunos e professores da graduação, com contribuintes, em especial com os microeempreendores individuais e as associações de moradores de Passo Fundo e outras associações que o projeto auxilia com questões legais e fiscais. As ações decorrem de pesquisas, TCC's, seminários para o conhecimento das modalidades fiscais que os graduandos podem adotar após a graduação, esses debates, tem a participação de grupos de estudantes e professores de diferentes cursos da UPF. Buscam elaborar diagnósticos e alternativas de desenvolvimento sustentável, visando a geração de trabalho e renda aos grupos envolvidos no projeto. As atividades constituem-se de visitas, reuniões, rodas de conversas por grupo de docentes e estudantes da UPF, representantes das entidades parceiras. O Projeto fundamenta-se, teórico e metodologicamente nas Políticas Públicas mencionadas, ODS, e políticas institucionais.

Contato
E-mail: nafpassofundo@upf.br. mirna@upf.br 
Telefones: 54 99957 3658 e 54 99627-4203

 

INSCREVA-SE