Pesquisa e Inovação

Programas e projetos

Nome do Programa

Projeto Análise, comunicação e educação nas relações de consumo da Cesta de Produtos Básicos nos diversos grupos populacionais de Passo Fundo

Área: P 6 - Territórios da Inovação, Produção e Trabalho

Unidades Relacionadas: Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios

Cursos Envolvidos: Publicidade e Propaganda , Direito, Administração, Ciências Contábeis, Música

Coordenador: Julcemar Bruno Zilli

 Acompanhamento  da evolução mensal dos preços dos produtos da cesta básica de Passo Fundo e região.

Este projeto possui como finalidade analisar, comunicar e educar as relações de consumo dos produtos da Cesta de Produtos Básicos nos diversos grupos populacionais de Passo Fundo, considerando as pessoas que residem na área de abrangência em que a UPF está inserida. O acompanhamento dos produtos que compõem a cesta básica de consumo prioriza, a partir da decisão de escolha de consumo dos produtos da cesta de produtos básicos, a mensuração de um índice que reflita o comportamento de preços dos alimentos e de material de higiene e limpeza.

O processo de pesquisa, iniciado em 1993, construiu uma pesquisa de orçamento familiar (POF) junto à população da cidade. Para os demais municípios atendidos pela UPF, utilizou-se da mesma metodologia para se colocar em prática a pesquisa de campo e seus respectivos relatórios mensais de acompanhamento de preços. Calculado pelo Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis (CEPEAC) os resultados apontam para o comportamento dos preços dos produtos da cesta de produtos básicos, bem como, serve de parâmetro de evolução do comportamento dos preços e da construção de um perfil de consumo dessas famílias. Portanto, o objetivo é realizar a mensurar mensal do valor da cesta básica para Passo Fundo.

Especificamente, buscar-se-á reestruturar as formas de comunicação do Boletim da Cesta Básica; desenvolver diferentes ações de educação para as relações de consumo; atualizar o padrão de consumo da cesta básica de Passo Fundo por meio da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF); acompanhar o comportamento de consumo das famílias nos grupos populacionais envolvendo os discentes dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda e Direito, por meio da curricularização da pesquisa e extensão, em ações de:

i) conscientização sobre a importância do consumo consciente/racional;
ii) consumismo;
iii) elaboração de material didático sobre importância de consumo consciente;
iv) confecção de material promocional de divulgação dos boletins em mídias sociais;
v) criação de projeto gráfico editorial do boletim mensal da cesta básica.

Equipe Executora
Camila Moraes Silva (Estagiária UPF/CEPEAC)
André Pereira da Silva (Professor da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios/UPF)
Julcemar Bruno Zilli (Professor da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios/UPF)