Curso de extensão

Curso de Atualização Diretor de Ensino de CFC's – 2021

  • De 27 de agosto a 4 de setembro

  • On-line

O DETRAN/RS, compromissado com a qualidade do processo de habilitação, reconhecendo o papel público das Instituições de Ensino Superior, buscando a corresponsabilidade social, as instrumentaliza para que possam, com profissionais bem preparados e comprometidos, planejar, executar e avaliar, além da capacitação, a atualização dos recursos humanos para o exercício das atividades nos CFCs com vistas a um trânsito mais humano, seguro e responsável.

Da mesma forma, o Programa UniverCidade Educadora UPF nasce do desafio de pensar a cidade como território pedagógico, filiando-se ao movimento das Cidades Educadoras. Nessas cidades, seus diferentes espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, que podem, ao assumirem uma intencionalidade educativa, garantir a perenidade do processo de formação dos indivíduos para além da escola e com ela, em diálogo com as diversas oportunidades de ensinar e aprender que a comunidade oferece. Iniciado no começo dos anos 1990, na cidade de Barcelona/ESP, o movimento das cidades educadoras se consolida como uma rede mundial de experiências que acompanham um desejo emergente de reconfiguração das cidades no contexto contemporâneo. Desde 2011 a Universidade de Passo Fundo vem desenvolvendo inúmeras ações ligadas à educação e mobilidade (trânsito) que serviram de elemento motriz para a construção do Programa UniverCidade Educadora.

Fortalecendo a dimensão pedagógica, participativa e de controle social das políticas públicas, o Programa configura-se como um espaço de ampliação do debate de saberes educativos intencionais, no âmbito da educação formal, não formal e informal. Como transformar esses saberes em um "currículo da cidade, para a cidade, com a cidade"? Como pensar os sujeitos e suas diferentes necessidades de deslocamentos na cidade de uma forma dialógica e didática, promovendo o direito humano à cidade? Como ampliar os usos da cidade, ampliando a inteligência distribuída e aumentando a experiência urbana? Como os CFCs podem andar juntos com a cidade, ampliando seus espaços de aprendizagens? É neste exercício de construção conjunta que o Programa UniverCidade Educadora visa à realização de ações que partam do pressuposto de que devemos pensar a cidade como um território pedagógico orientando suas diversas ações na perspectiva de uma cidade educadora, concebendo o meio urbano enquanto contexto, agente e conteúdo da educação, ressignificando o papel dos CFCs dentro dessa grande teia educativa. Por fim, para o cumprimento da legislação, para a prática corresponsável da filosofia e política do DETRAN/RS e para a qualificação de profissionais que atuam nos CFCs com vistas ao desenvolvimento de um trânsito mais humano e seguro e diante do grande potencial pedagógico que esses espaços potencializam é que se justifica a elaboração do presente projeto.

Objetivo
Ressignificar o processo de formação pedagógica dos Diretores de Ensino, considerando as dimensões do conhecimento científico, experimental e pedagógico, na relação com as exigências e desafios da (profissão), ação profissional nos CFCs.

Inscrições
De 02/06 a 23/08/2021

Investimento
R$ 460,00 podendo ser parcelado em até 3x

Período de realização do curso
De 27/08 a 04/09
Duração do curso: 20h
Local: On-line

Ministrantes
Edimo Cesar Bancer
Juliana Marim da Rosa
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani


Coordenação
Cleufe Pedretti Guimarães
cleufe@upf.br

Saiba mais informações sobre o curso ou portfólio