Universidade

Conhecimentos partilhados darão o tom em mais uma Expodireto

14/02/2023

08:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

No ritmo do novo, a Casa UPF na maior feira do agronegócio da América Latina apresentará serviços, formações e oportunidades

Partilhar conhecimentos e estar próxima da comunidade são dois objetivos presentes em todas as ações da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com foco nisso, de 6 a 10 de março, a Casa UPF estará aberta ao público que visitará a 23ª edição da Expodireto Cotrijal. A Feira, que reúne negócios, serviços, debates e encontros, é considerada uma das maiores da área na América Latina no setor. Entre a programação da Universidade no espaço, a troca de conhecimento terá destaque. Mas como será possível acessar esse conhecimento? Bem, uma das formas será por meio do contato com os cursos da Instituição.

Um dos cursos presentes será o de Agronomia. Com diversas atividades, envolvendo estudantes e professores, a ligação com a Feira teve início antes mesmo da estrutura da Casa ficar pronta. É que, liderados pelos professores Dr. José Chiomento e Dr. Mauro Rizzardi, estudantes se responsabilizaram pelo plantio de soja e milho, no espaço da UPF. Como forma de aplicar o conhecimento construído em sala de aula. 

De acordo com Rizzardi, a escolha das culturas deu-se pela importância delas no cenário regional e brasileiro e, também, para alertar o público da necessidade de diversificar as espécies a serem semeadas. “A soja ocupa a maior área entre as culturas de verão e deve ser rotacionada com outras culturas. No caso do período de verão, uma das principais culturas para essa rotação é o milho e, como alternativa, tem-se o sorgo”, explica sobre a escolha das culturas.

Ele relata que, em todas as situações de cultivo de uma cultura, deve-se adotar as melhores tecnologias e práticas para que se obtenha o objetivo final de produzir em quantidade e qualidade. “Quando programamos a implantação de uma área demonstrativa, como é o caso, objetivamos ajustar as suas principais fases de desenvolvimento com o período de visitação à Feira. Em muitas situações, semeando em momentos diferentes daqueles que o produtor realiza em sua área comercial. Outro ponto a ser ressaltado é o tamanho da área que permite a implantação das culturas em um ambiente uniforme, com elevada fertilidade do solo e com suplementação hídrica”, observa o docente.

Uma história ligada com a Expodireto e com a produção do conhecimento
Desde a primeira edição, a Universidade participa da Feira e o espaço da UPF programado para que, de algum modo, a Instituição possa reproduzir um pouco do que faz em todos os cursos, projetos e serviços. 

Na opinião do professor Mauro, a semeadura de culturas regionais é uma das formas de mostrar ao público em geral as expertises que a UPF possui na área agrícola. “A implantação e condução da área demonstrativa auxilia, num primeiro momento, os alunos que participam do planejamento e da implantação da área. Mas durante a feira todos aqueles alunos ou visitantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas referentes às culturas da soja, milho e sorgo com os professores e alunos da graduação e pós-graduação em Agronomia da UPF, que estarão presentes na Feira”, complementa.

O coordenador do curso, Dr. José Chiomento, destaca que a interação com o público presente na Expodireto ocorrerá durante toda a semana. 

Um dos estudantes envolvidos é o mestrando Joelson Karlinski. Ele pontua que, ao longo da semana, os cuidados com a área serão os mesmos de uma lavoura comercial. “Após o seu estabelecimento, os cuidados recaem sobre a necessidade de que as culturas estejam livres de doenças, pragas e plantas daninhas. Além disso, as plantas devem ter ao seu dispor nutrientes, também fornecidos via adubação, e, em propriedades mais tecnificadas, água fornecida por sistemas de irrigação”, salienta.