Vestibular

Vestibular de Verão UPF: conheça os oito cursos que são novidade para 2024

08/11/2023

11:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

As graduações são oferecidas nas modalidades presencial e híbrida, em toda a estrutura multicampi da UPF

Sempre atenta às demandas do mercado, a Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou oito novos cursos de graduação para o Vestibular de Verão 2024. Os cursos se destacam por proporcionar uma formação completa aos futuros profissionais, possibilitando a utilização de diversos espaços de aprendizagem durante a trajetória acadêmica. As graduações são oferecidas nas modalidades presencial e híbrida, em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Conheça os diferenciais dos cursos e as possibilidades de atuação

Alimentos (CST) - Híbrido 

Os profissionais formados no Curso Superior em Tecnologia de Alimentos poderão trabalhar nas diferentes etapas da transformação e distribuição de alimentos, em conformidade com exigências atuais de inovação tecnológica. Durante a formação, o estudante desenvolve habilidades necessárias para analisar quimicamente as matérias primas agropecuárias, desenvolver produtos alimentícios em consonância com as necessidades de saúde e bem-estar do consumidor, controlar a qualidade durante os processos produtivos industriais, visando a segurança do alimento, atuar na indústria de alimentos ou em instituições de pesquisa na temática de ciência e tecnologia em alimentos, inovar na área de alimentos, através da criação de seu próprio negócio na área de alimentos, contando com o apoio do ambiente de inovação do UPF Parque Científico e Tecnológico. 

Automação Industrial (CST) - Híbrido
Com rápida formação e inserção no mercado de trabalho, o Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial prepara o estudante para desenvolver atividades na área tecnológica da automação industrial, solucionar questões do setor de manufatura e garantir qualidade e produtividade aos processos da área de atuação. A grade curricular alia conteúdos teóricos e práticos e possibilita que, ao final do curso, o profissional saia apto para projetar e gerenciar sistemas de instalação e controle, supervisionar, implantar e operar redes industriais, sensores e atuadores presente nos processos, além de realizar vistorias, perícias, emitir laudos e pareceres técnicos.

Design de Interiores (CST) - Híbrido  

Com diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, o curso de Design de Interiores desenvolverá o futuro profissional para realizar pesquisa de tendências, planejar, desenvolver e gerenciar projetos de interiores com o uso de materiais e recursos sustentáveis, bem como desenhar, representar e expressar o projeto de interiores graficamente de forma bi e tridimensional, elaborando maquetes e modelos volumétricos com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica, além de avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação. A formação possibilita ao profissional atuar em construtoras, empresas de decoração, escritórios de Design e Arquitetura, indústria de mobiliários, lojas do ramo, entre outros espaços. 

Energias Renováveis (CST) - Híbrido  
Com a elevação da demanda por energia, o setor do agronegócio é considerado um mercado potencial para alavancar o crescimento de sistemas de geração distribuída para produtores rurais, principalmente com a instalação de painéis fotovoltaicos. Com isso, o curso estabelece a sua relevância diante da necessidade de impulsionar o potencial para a geração de energias renováveis a partir da formação de profissional para atender o setor produtivo local. Durante o curso, o estudante irá conhecer as principais fontes de energias renováveis e ao final da graduação estará habilitado para empreender e gerir sistemas de energias renováveis, projetar, instalar, operar e manter sistemas residenciais, comerciais e industriais baseados em energias renováveis (eólica, solar, hidráulica, biocombustíveis, biomassa, bem como outras fontes emergentes). 

Engenharia Biomédica (B) – Presencial  
O curso habilita o profissional a projetar e desenvolver equipamentos médicos e tecnologias inovadoras, fabricar dispositivos eletrônicos para diagnósticos, tratamento e prevenção de doenças, otimizar sistemas e processos diagnósticos ou terapêuticos. Durante o curso, o estudante utiliza de toda a estrutura de laboratórios e espaços de formação da Universidade e após a conclusão está apto a atuar em todos os níveis da interface Engenharia e Saúde.

Gestão Ambiental (CST) - Híbrido  
O curso de Gestão Ambiental forma o profissional que irá atuar no planejamento e na gestão ambiental aplicada em empresas públicas ou privadas. Com rápida formação, o profissional sai preparado para realizar análises químicas e físico-químicas ambientais, coordenar equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação, planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, medidas mitigadoras, de recuperação de áreas degradadas e de licenciamento ambiental, além de elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos, controle e monitoramento ambiental. 

Gestão da Qualidade (CST) - Híbrido  

Por meio de conhecimentos tecnológicos obtidos durante o curso, os profissionais formados em Gestão da Qualidade irão contribuir e atender a demanda para o aperfeiçoamento das indústrias locais e regionais. O profissional pode atuar em planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, empresas em geral (indústria, comércio e serviços), órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa e ensino. Entre os diferenciais do curso está um currículo flexível e conteúdos feitos em módulos, que oportuniza ao acadêmico a escolha das disciplinas de acordo com o tempo e horário disponíveis. 

Gestão de Recursos Humanos (CST) - Híbrido
O curso capacita o egresso a planejar e aplicar políticas e práticas de recursos humanos, promovendo a aprendizagem técnica e o desenvolvimento comportamental para interagir e modificar a cultura organizacional de onde estiver inserido, colaborando com a obtenção de um clima organizacional propício à produtividade e ao bem-estar. A atuação no mercado de trabalho está voltada para diagnosticar e realizar o desenvolvimento de ações de implementação de políticas e práticas de gestão de pessoas, trabalhar com as rotinas de departamento de pessoal, executar atividades de recrutamento e seleção para organizações, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, formular e executar os seus respectivos programas, além de sugerir estruturas de remuneração e recompensas alinhadas estrategicamente à organização.

Construa sua trajetória profissional na UPF

O Vestibular de Verão da UPF está com inscrições abertas para cursos presenciais e híbridos em Passo Fundo e em toda a estrutura multicampi (Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade). Os candidatos devem se inscrever no site upf.br/ingresso até o dia 28 de novembro. É possível escolher uma das três formas de seleção: prova presencial, nota de redação do Enem ou prova de redação on-line.

Na UPF, os estudantes têm a possibilidade de trilhar sua própria trajetória acadêmica, se inserindo em diferentes atividades e projetos que ampliam seu conhecimento e experiências e os ajudam a construir uma importante rede de contatos. Quer conhecer todos os cursos oferecidos? Acesse AQUI.