Por: Caroline Simor
Fotos: Caroline Simor
O programa Tempo Integral, desenvolvido pela Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a UPF, teve seu primeiro momento prático nesta quinta-feira, 01 de agosto. Os monitores, selecionados via edital, foram recebidos pela coordenação do programa e pela reitora da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin. O encontro é a primeira etapa para a formação da equipe que atenderá cerca de 1500 crianças da rede municipal de ensino no turno inverso ao da escola.
Mais de 140 pessoas estão diretamente envolvidas nas atividades que serão realizadas em dois períodos: de agosto a novembro de 2024 e de março a julho de 2025. As crianças atendidas participarão de oficinas nos turnos da manhã e tarde, abordando temáticas como Cidadania global, Matemática, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Movimento Corporal e Artístico.
Em sua fala de boas-vindas, a reitora pontuou que o Tempo Integral é um projeto que prima pelo desenvolvimento das crianças, oferecendo oportunidades para que elas tenham mais acesso às diversas realidades, conhecimentos e experiências. “Certamente teremos aqui muitas crianças que encontrarão o seu potencial, sendo quem elas querem ser. Por isso, neste dia especial, recebemos vocês e os acolhemos para que, juntos, possamos construir essa jornada. Que vocês possam ser muito inteiros, que possam, no dia a dia, vivenciar uma equipe, um trabalho colaborativo, construindo juntos, cada um com os seus saberes”, ressaltou Bernadete Dalmolin.
Para o diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), professor Luiz Marcelo Darroz, hoje é o início de um projeto muito importante para a Universidade e para os cursos envolvidos. “Esse programa é fruto de um trabalho longo e que tem um objetivo muito especial: formar para transformar. Ao longo dos próximos meses, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dentro de uma universidade, crescendo e compartilhando, aprendendo e também ensinando com um leque de atividades multidisciplinares”, destacou.
Formação múltipla e diversa, além da formação humana e profissional, são os aspectos mais importantes na visão da coordenadora do programa, professora Daniela dos Santos. Conforme ela, o grande desafio dos monitores e da equipe é ter um olhar atento para que os objetivos sejam alcançados. “Acredito que este seja um projeto único para as nossas crianças. Temos o desafio de ter um olhar atento para que elas possam ter acesso a uma educação integral, como propõe o projeto. Vamos desenvolver habilidades a partir do todo e não apenas do espaço escolar, transformando a vida das crianças para que elas queiram estar aqui, para que elas queiram seguir estudando e que possam ser plenamente realizados”, observou.
As atividades do primeiro ciclo terão início no mês de agosto.
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