Geral

Egressos do Direito UPF assumem cargos na Defensoria Pública do RS

25/01/2024

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Estudantes aproveitaram as oportunidades do curso para se prepararem para os concursos

Cursar Direito na Universidade de Passo Fundo é sinônimo de ter aulas de qualidade, acesso a programas de estágio e preparação para o mercado de trabalho em diversas esferas. Foi o que aconteceu com os egressos Matheus Frantz Bruel e Bia Makki Weinert: os dois concluíram seus cursos e, em seguida, conseguiram ingressar na Defensoria Pública por meio de concurso público.

Matheus ingressou no Direito UPF no ano de 2016, concluindo sua graduação em 2021.Logo após sua formatura, o estudante começou sua preparação para concursos, onde atuou no Rio de Janeiro. Em meio aos mais de 12 mil candidatos, ele foi um dos selecionados. “Depois de me formar, comecei a estudar para os concursos. Em janeiro de 2022 tomei posse como Defensor Público no Rio de Janeiro, onde fiquei por dois anos. Agora, em janeiro de 2024, estou retornando para o Rio Grande do Sul, onde tomei posse como Defensor Público também”, nos contou Matheus.

Matheus Bruel atuou na Defensoria Pública do RJ e agora retorna para o RS.

Com a Bia não foi diferente. Ela concluiu seu curso em 2019, seguiu na pós-graduação em Ciências Sociais pela UPF e também se especializou em Tutela Coletiva, tudo isso entre 2020 e 2022. Durante a graduação, Bia foi estagiária do Ministério Público, foi campeã em debates jurídicos da faculdade e do Campeonato de Júri Simulado da OAB. “Eu gosto bastante de atuar nessa área, então eu vi na Defensoria uma possibilidade de atuar para ajudar pessoas que não têm como arcar com um advogado”, nos conta ela.

Para se preparar para os concursos, Bia iniciou seus estudos ainda em 2020. Por dois pontos não foi aprovada na seleção para delegado da Polícia Federal, foi aprovada no concurso para o Ministério Público gaúcho, passou no concurso para Analista na Procuradoria Geral da República no RS (PGR) e ficou em quarto lugar no concurso para a Defensoria Pública do RS, em 2022, sendo nomeada em 2023. “Depois da aprovação, passamos por exames psicotécnicos, exames médicos e testes orais, e finalmente fui nomeada em maio de 2023”, contou Bia. 

Bia Weinert já foi aprovada em diversos concusos públicos.

 

Fazer uma graduação de qualidade é essencial para uma boa carreira profissional

Quem faz Direito na UPF consegue aproveitar todas as oportunidades oferecidas ao longo da graduação, como estágios, estudos, grupos de pesquisa, atividades práticas, projetos de extensão e convênio com mais de 20 universidades no mundo todo para intercâmbio, além de corpo docente altamente qualificado e estrutura de qualidade. 

Isso proporcionou ao Matheus e à Bia que seus estudos fossem conduzidos com qualidade, e todas as suas vivências durante o curso permitiram que se preparassem para o mercado de trabalho e para concursos, como foi o caso de ambos os estudantes.

Bia conta que a UPF é como uma segunda casa para ela. “Eu recomendo a UPF com todo o meu carinho, ela é como uma casa para mim. A graduação em Direito me preparou para o mundo, e eu aconselho que os estudantes aproveitem todas as oportunidades que o curso oferece”, nos conta.

Bia, como egressa do curso, salienta a qualidade do ensino e as oportunidades de extensão. “Os estágios preferem estudantes da UPF, a qualidade do ensino é altíssima e os professores são de renome. É muito bom participar das atividades extracurriculares, dos júris simulados, dos projetos de extensão, tudo isso faz uma grande diferença na nossa experiência profissional!, finaliza.

Já Matheus, que aproveitou todas as oportunidades do curso, garante que quem fizer Direito na UPF terá um futuro brilhante. “Siga em frente! O curso de Direito na UPF é ótimo, e, se bem aproveitado, abrirá muitas possibilidades em um futuro próximo”, comenta ele.