Extensão

Direito UPF promove ações de extensão em Passo Fundo e nos campi

04/07/2024

16:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Inserir os programas e projetos de extensão no currículo e na rotina dos acadêmicos é um dos objetivos do curso de Direito da UPF. Para colocar isso em prática, a disciplina de Direito Internacional realizou uma série de atividades em Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Carazinho, Sarandi e Soledade. A ideia foi envolver o projeto Balcão do Migrante e Refugiado e oportunizar serviços e orientações para a comunidade.

A inciativa foi conduzida pelas professoras da disciplina, Michele Piucco e Patrícia Noschang. Conforme as docentes, as atividades tiveram como foco a curricularização da extensão e foram feitas como forma de encerrar a disciplina no semestre.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de colocar em prática o Direito Internacional Público, juntamente com o Direito Internacional Privado, aplicando os acordos de residência do Brasil com outros países e a Lei de Imigração para realizar a regularização documental. “O objetivo foi levar a atividade extensionista para dentro da sala de aula e proporcionar uma prática real aos alunos da disciplina. O trabalho foi extremamente motivador e os estudantes saíram com uma sensação muito positiva em relação a essa possibilidade de fazerem a atividade prática. Eles também puderam ter ideia de como que funciona a regularização documental migratória para as pessoas que procuram o projeto de extensão Balcão Migra e que buscam regularizar a situação migratória no Brasil”, relata a professora Patrícia, coordenadora do Balcão Migra.