Extensão

Direito Lagoa Vermelha promove júri simulado

09/07/2024

16:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ação contou com a participação de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Araby Augusto Nácul

Envolver a comunidade em ações que promovam o conhecimento é um dos objetivos da Faculdade de Direito da UPF. Pensando nisso, diversas movimentações com estudantes de escolas públicas e privadas estão sendo realizadas. Em Lagoa Vermelha, um júri simulado reuniu acadêmicos, professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Araby Augusto Nácul. A atividade versou sobre o caso Maria Helena Kiss e Mônica Quispe contra a República de Naira, na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Conforme a professora Micheli Piucco, que coordenou a ação, este é um caso que aborda questões de gênero, contemplando uma série de violações de direitos, como o direito à vida, integridade pessoal, a proibição de escravidão e servidão, a liberdade, as garantias e a proteção judicial em relação. O caso fictício foi trabalhado em sala de aula pelo professor Cleverson Gomes Alves, que é acadêmico de Direito da UPF Lagoa Vermelha. “Ele atua como professor de Filosofia na escola, então fez todo esse acompanhamento dos alunos e nos provocou para essa atividade, que foi realizada via projeto de extensão Educação e Direitos Humanos para a Juventude”, destacou a docente.

Micheli destaca que os alunos atuaram de maneira exemplar na atividade, realizando estudos, fotos e vídeos que foram fundamentais para explorar o tema. “Essa é uma atividade que tem como intuito especial levar aos alunos o conhecimento dos direitos humanos e do sistema internacional. Além disso, ela possibilita que eles desenvolvam questão de argumentação, de organização, que conheçam, que pesquisem sobre direitos humanos e direitos internacionais”, comentou.

Outro ponto positivo da atividade, segundo a professora, foi o fato de os alunos terem ido até a Universidade, conhecendo a Instituição e vendo a inserção dela na comunidade local. “Isso é muito rico, essa forma de a UPF também levar o conhecimento para além das nossas portas, para além das nossas salas de aula. Vários alunos do curso participaram da atividade, prestigiando a ação e interagindo com os estudantes da Escola”, frisou.