Ingresso

Conheça as oportunidades de bolsas, financiamentos e descontos para estudar na UPF

16/11/2023

10:00

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade disponibiliza benefícios financeiros que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior

Você que sonha fazer uma graduação na Universidade de Passo Fundo (UPF) pode contar com a possibilidade de ter uma bolsa de estudos, de financiar o seu curso, ou, ainda, de contar com descontos nas mensalidades. As inscrições do Vestibular de Verão 2024 já estão abertas e, atualmente, a UPF dispõe de diversas oportunidades para facilitar o seu acesso ao ensino superior.

Veja quais são as opções de bolsas

Prouni

O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos que contemplam até 100% dos valores dos cursos de graduação. Para ser bolsista Prouni, é necessário ter participado do Enem e não ter zerado a redação.

Após se inscrever no Prouni e ser selecionado com uma bolsa, você deverá apresentar a documentação para ter acesso ao benefício. O Prouni exige que o bolsista se enquadre nas seguintes regras:

- Estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%).
- Estudantes com renda per capita familiar máxima de 1,5 salários mínimos (para bolsas de 100%).
- Egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, neste caso, desde que tenham sido bolsistas integrais.

Bolsa FUPF

É uma modalidade de bolsa de estudos disponibilizada pela FUPF que oferece 50% de gratuidade nas mensalidades de cursos determinados por edital.

O edital das Bolsas FUPF já está aberto. Confira aqui as regras para as vagas nas licenciaturas e aqui para os cursos híbridos. 

Veja as possibilidades de financiamentos

Pravaler

Um parcelamento estudantil para calouros e veteranos que garante mais tempo para pagar a graduação com parcelas reduzidas e que não se acumulam entre semestres. Com o Pravaler, o aluno tem mais tempo para pagar o valor total do semestre, pois o que seria pago em seis meses poderá ser pago em 12 meses com a contratação do financiamento.

A contratação do crédito é feita diretamente no site da Pravaler, e você pode saber mais clicando aqui.

Banrisul

O estudante pode financiar até 100% das mensalidades de sua graduação. O financiamento pode ser contratado por novos estudantes ou por aqueles que já cursam uma graduação na UPF e estejam regularmente matriculados no referido semestre.

Após a efetivação da matrícula, o estudante deverá requerer à UPF a Declaração de Aptidão para a solicitação do financiamento. Com esse documento, o estudante deverá dirigir-se à agência Banrisul de sua preferência para dar continuidade ao processo de efetivação do financiamento. 

Você pode simular o valor de suas parcelas clicando aqui.

Descontos e convênios

Recomeçar Plus

A UPF oferece desconto de 50% nas mensalidades para pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído. O candidato aprovado no processo seletivo não pode acumular outros benefícios, e o programa não oferece vagas no curso de Medicina.

Desconto Família

A UPF oferta descontos a alunos do mesmo grupo familiar matriculados nos cursos de graduação da Instituição, ou ao aluno matriculado em mais de um curso de graduação ao mesmo tempo.

Desconto Diplomados
Desconto de 25% no valor das mensalidades (não incide na matrícula) para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior.

Desconto CEMI
Desconto de 20% no valor das mensalidades dos alunos egressos do Integrado UPF (Ensino Médio e Cursos Técnicos) durante todo o curso de graduação. O benefício poderá ser solicitado pelo egresso em até 02 semestres após a conclusão do curso.

Convênio Empresa
O Convênio Empresa é um desconto aplicado às mensalidades dos estudantes de graduação, exceto para o curso de Medicina. O desconto pode alcançar até 20% sobre o valor das mensalidades, dependendo do número de funcionários da mesma empresa que estudam na UPF.

Confira as regras dos descontos e como consegui-los clicando aqui.
Saiba se sua empresa é uma conveniada da UPF clicando aqui.

Tire suas dúvidas com a Sofia
Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda sobre alguma bolsa ou benefício? Entre em contato pelo WhatsApp e solicite ajuda para a Sofia clicando aqui.