Extensão

Balcão do Migrante e Polícia Federal realizam mutirão para atualização de documentação

20/10/2023

10:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Atendimentos ocorrem até esta sexta-feira, 20, no Bourbon, voltados para quem precisa atualizar a documentação

Motivados pela ação promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) em diversas cidades do Estado, o Balcão do Migrante e Refugiado da Universidade de Passo Fundo (UPF), e a Polícia Federal de Passo Fundo, promovem um mutirão para atualização documental. A iniciativa, que ocorre até esta sexta-feira, 20, tem como foco colocar em dia a documentação de migrantes que já estão cadastrados no sistema e que estavam na fila de espera para emissão de novos certificados e documentos.

Além de Passo Fundo, Caxias, Pelotas e Santa Maria também receberão a ação que ofereceu a expedição gratuita de certidões de nascimento e casamento, além de orientações da Defensoria Pública do Estado. Como forma de engajar na ação e provocados pela direção do Fórum de Passo Fundo, o Balcão e a Polícia Federal decidiram realizar o movimento. “Percebemos que nosso passivo estava muito alto, com cerca de 600 pessoas aguardando atendimento na Polícia Federal. Por meio dessa provocação do Poder Judiciário, pensamos essa ação conjunta que atendeu, em média, 60 pessoas por dia. O objetivo foi receber aqueles migrantes que já estão no sistema e que precisam atualizar seus documentos, emitir ou substituir certidões”, destaca Patrícia Noschang, coordenadora do Balcão Migra.

Segundo a professora, com a iniciativa, as equipes também buscam diminuir as demandas que sempre chegam com mais intensidade no final do ano e, com isso, iniciar 2024 de maneira mais organizada. “Temos essa demanda de migrantes que já estão no sistema e precisam de novos documentos, mas todos os dias recebemos pessoas que chegam em Passo Fundo e região e que precisam de auxílio e orientação para iniciarem suas vidas no Brasil. Esse fluxo não para e é importante estarmos preparados sempre”, frisa.

Para quem está chegando na cidade, o atendimento do Balcão do Migrante e Refugiado ocorre na Faculdade de Direito da UPF, nas segundas e terças-feiras, das 14h às 17h, por ordem de chegada. Informações e dúvidas podem ser sanadas pelo WhatsApp (54) 99191-7776 e pelo e-mail balcaomigra@upf.br.